Santana de Paraíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Serviços >> 11 99573-8049

Santana de Paraíba
11 | 97547-2578

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 99234-6918

O chek-up é uma prática extremamente importante na medicina preventiva, pois permite avaliar através de exames de rotina a saúde do paciente de forma completa, auxiliando na detectação de possíveis alterações no organismo e diagnóstico precoce de doenças. Ele não é apenas indicado para adultos em determinadas fases da vida, mas para todos com exames 

Você sabia que as crianças também precisam acompanhar sua saúde regularmente?

Exames na Maternidade

O processo do cuidado da saúde da criança inicia ainda na maternidade, com o popular teste do pezinho entre o 3º e 5º dia de vida.

Através do teste de triagem neonatal biológica (teste do pezinho), é identificado doenças como: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidade e hipernaplasia adrenal congênita.

Ainda na maternidade, é realizado o teste do olhinho (para identificar alterações no eixo visual, como catarata e glaucoma congênito), do coraçãozinho (para detectar doenças no coração) e da orelhinha (para avaliar a audição).

Periodicidade das Consultas

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria as consultas com especialistas devem ocorrer mensalmente até os seis meses de vida das crianças; trimestrais até os 18 meses; semestrais na fase pré-escolar (2 a 4 anos), e anual dos 5 aos 19 anos.

Além das consultas, separamos alguns cuidados necessários para a saúde das crianças.

Exames Laboratoriais

Quando a criança completa 1 ano de vida, deve ser realizada a primeira coleta de sangue, para verificar o estoque de ferro e indícios de anemia. Caso haja necessidade, o pediatra pode solicitar exame de urina e parasitológico (fezes).

Geralmente, os exames laboratoriais são repetidos aos 2 e aos 5 anos, porém, quando há  histórico familiar de diabetes, doenças cardiovasculares, a periodicidade acaba por ser alterada.

Quando a criança completa 10 anos, além do hemograma tradicional, é  solicitado o perfil lipídico (avaliação do metabolismo das gorduras no sangue), colesterol e triglicérides.

Conheça os principais exames laboratoriais e suas indicações:

Hemograma:  É a avaliação da saúde dos elementos do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), através de amostras coletadas do paciente. É indicado para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemias e infecções virais ou bacterianas.

Glicemia e insulina: O exame avalia os níveis de glicose no sangue e a atuação da insulina. Pode ser solicitado ao observar que a criança possui histórico familiar e/ou sintomas de diabetes.

Colesterol total e frações: Este exame faz a aferição da quantidade e tipos de colesterol no sangue. O exame é solicitado para identificar, ainda na infância, a hipercolesterolemia familiar (HF), doença caracterizada por níveis altos de colesterol. A doença pode causar problemas cardiovasculares. É recomendável que toda criança faça o exame entre os 9 e os 11 anos.

Cuidados com a Saúde Bucal

É importante incluir na rotina dos pequenos, os cuidados com a saúde bucal, desde o nascimento dos primeiros dentinhos.

As crianças devem realizar visitas anuais com o Odontopediatra – especialidade que preza pelo cuidado da saúde bucal infanto-juvenil – para avaliação dentária, iniciação da escovação correta e aplicação de flúor.

Saúde Ocular

A visão da criança continua se desenvolvendo até os 9 anos de idade e, é neste período que devem ser iniciados os cuidados e acompanhamento. 

Recomenda-se que a criança consulte um Oftalmologista semestralmente, até os 2 anos de idade e, caso não sejam identificadas alterações na visão, até os 9 anos de idade as consultas devem ser anuais. 

Os exames oftalmológicos que devem fazer parte da rotina dos cuidados infantis são:

– Avaliação externa das pupilas: O Oftalmologista checará o aspecto externo das pálpebras, conjuntiva e vias lacrimais primeiro com a luz natural, em seguida com uma lanterna. Durante o exame, o especialista também avaliará as pupilas da criança (posição, tamanho, formato e reflexos esperados)

– Acuidade visual: O exame é realizado de várias formas de acordo com a idade e desenvolvimento visual da criança. Os bebês com menos de três meses são estimulados com objetos grandes com distância de 30 a 40 centímetros.

Após os três meses,  os objetos deverão diminuir de tamanho e ficar a 40 centímetros de distância dos olhos.

Agende agora em nossa clínica: Agendar aqui

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enable Notifications    OK No thanks