Santana de Parnaíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Santana de Parnaíba
11 | 97547-2518

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 9234-6918

Temperatura

Os efeitos da mudança de temperatura

A temperatura está mudando, é no período da chegada do inverno que somos pegos de surpresa, isso faz com que o nosso corpo adoeça rapidamente! Mesmo que possam ocorrer em qualquer momento, certas doenças são mais propícias nessa época do ano.

Dessa forma, mais do que a sensação de frio, quando estamos mal agasalhados ficamos suscetíveis ao aparecimento de alergias, resfriados e baixa imunidade. Idosos e crianças são o público mais sensíveis, sentindo mais ainda os efeitos dessas alterações.

De acordo com a Organização Mundial da Alergia, cerca de 30% a 40% da população mundial sofre com rinite alérgica, assim como a asma e a conjuntivite alérgica, elas são desencadeadas no inverno!

O que ocorre com nosso corpo no frio

Quando a temperatura diminui, nós mantemos mais energia para nos manter aquecidos. Por isso sentimos mais fome e nossa imunidade perde a capacidade de defesa. Para adicionar, o perigo está na falta de renovação do ar, o que facilita a transmissão do vírus.

O que é possível analisar que a procura médica aumenta no público que já é propenso a ter problemas respiratórios, como asma ou bronquite. Por isso pacientes com histórico de problemas cardíacos devem se agasalhar bem e redobrar a atenção.

O frio repentino é encarado como agressão ao corpo, o que exige mais energia para gerar calor, provocando uma queda na defesa do organismo.

Os problemas comuns no inverno

É na chegada do inverno que vemos a potencialização de uma série de condições de saúde, elas são as viroses, alergias, problemas respiratórios e cardíacos.

Gripe

Lugares fechados com maior concentração de pessoas são propícios para a circulação do vírus Influenza, o que nos deixa gripados nessa época do ano. A vacinação é primordial para a prevenção!  

Pneumonia

As baixas temperaturas fazem com que ocorra uma baixa em nossa imunidade, pois nosso corpo usa mais energia para manter nossas funções vitais. Isso faz com que bactérias se aproveitem e inflamem os pulmões, o que resulta na pneumonia.

Alergias

A maioria das alergias respiratórias são causadas por ácaros. Eles estão em tapetes, almofadas, cortinas e roupas guardadas, se aproveitando das temperaturas mais baixas.

Como prevenir problemas de saúde decorrentes pela mudança de brusca

É nessa época do ano que devemos nos preparar melhor para encarar as variações de temperatura durante o dia e noite. Deixamos abaixo as melhores formas de se prevenir:

  • Beba muita água;
  • Faça ajustes na alimentação;
  • Areje os ambientes;
  • Evite o choque térmico;
  • Lave as roupas de inverno.

Está procurando a melhor forma de se prevenir e se cuidar nesse frio? A SPX pode te auxiliar nessa questão! Marque já sua consulta com o link: https://linktr.ee/spxclinica

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Enable Notifications    OK No thanks