A Doença Celíaca é uma enfermidade auto-imune que se desenvolve no intestino delgado. Ocorre em adultos e crianças geneticamente suscetíveis ao glúten.
.
O glúten é uma proteína existente em cereais como centeio, trigo, cevada e aveia. Também é encontrado em derivados como: pães, torradas, bolachas, biscoitos, massas, bolos, cerveja, pizza, salgadinhos, salsicha, molho branco, ketchup, maionese, molho shoyo, sopas desidratadas, entre outros.
Existem alimentos industrializados “glúten free”, que podem ser consumidos por pessoas intolerantes à glúten.
Alguns sintomas da doença celíaca:
– Desconforto abdominal, Diarréia, Flatulência, Perda ou dificuldade para ganhar peso, Diminuição de apetite, Tontura.
.
Nas crianças, os sintomas podem ser um pouco diferentes; Crianças com menos de 2 anos podem ter: Vômito, Diarréia Crônica, Barriga inchada, Pouco apetite, Perda de massa muscular.
.
Crianças acima de 2 anos podem apresentar: Prisão de ventre, Irritabilidade, Sintomas neurológicos (dificuldades de aprendizagem, falta de coordenação muscular e convulsões).
.
Como diagnosticar?
O diagnóstico pode ser realizado através de exames de sangue com dosagem de anticorpos específicos para a doença (exemplo: Anti-endomísio e Anti-transglutaminase) e biópsia do intestino delgado realizada durante exame de endoscopia digestiva alta.
Deixe seu comentário