Santana de Parnaíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Santana de Parnaíba
11 | 97547-2518

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 9234-6918

Os principais exames indicados pelo Cardiologista

O cardiologista é a especialidade que atua na prevenção das doenças cardiovasculares e na prevenção primária e secundária. A consulta de rotina é importante para pessoas que sofrem de doenças que não tem sintomas aparentes, como a hipertensão e diabetes. Então, quando a descoberta é feita em um estágio mais avançado, menores são as chances de sucesso no tratamento e a expectativa de vida.

O médico também faz o acompanhamento de pessoas já diagnosticadas com patologias no coração, por exemplo, doenças arteriais coronárias (que já sofreram ou tem risco de infarto).

Eletrocardiograma

Esse exame é um dos mais comuns pedidos pelos cardiologistas. Seu objetivo é avaliar o ritmo cardíaco e detectar arritmias, taquicardia, bradicardia, aumento das cavidades cardíacas ou ainda alterações que possam indicar infarto.

O exame é indolor, rápido, prático e pode ser feito pelo médico no próprio consultório. O paciente fica deitado e por meio de eletrodos que são fixados na pele do tórax, nos membros superiores e inferiores.

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

O exame de MAPA monitora a pressão arterial do paciente durante 24 horas. Por isso é indicado para casos de hipertensão e hipotensão arterial.

Para a realização do MAPA, o paciente fica com o dia inteiro com o aparelho posicionado no braço. Esse aparelho se infla a cada 15 minutos fazendo a medição da pressão.

É importante que o paciente realize suas atividades rotineiras quando estiver com o MAPA. Pois a ideia do aparelho é justamente analisar as variações da sua pressão.

Holter

O Holter funciona como um eletrocardiograma, mas com uma duração maior – também permite a observação da atividade elétrica do coração. É nesse exame que se acompanha as arritmias e avalia outras condições como angina, pericardite, infarto e isquemia miocárdica.

O aparelho é usado durante 24 horas na cintura do paciente, contando com eletrodos como o ECG e avalia o ritmo cardíaco durante as atividades rotineiras.

Teste Ergométrico

O teste é um exame de coração realizado juntamente ao eletrocardiograma. O exame serve para medir o ritmo cardíaco durante a realização de esforço físico, variando de leve a acelerado. Com isso, é possível avaliar se há dores no peito, falta de ar ou arritmias no momento do exercício, podendo indicar risco para infarto ou até insuficiência do coração.

O procedimento utiliza uma esteira ou bicicleta ergométrica, por isso é necessário utilizar roupas leves e tênis. O exame é contraindicado para pacientes com limitações físicas ou condições que podem impedir a realização

Ecocardiograma

Esse exame é feito por ultrassonografia e seu objetivo é avaliar a estrutura interna do coração. É possível medir a forma, a espessura e o tamanho do órgão, a entrada e a saída de sangue, além de fazer a detecção de doenças congênitas.

As imagens obtidas podem ser bidimensionais ou em 3D são mais detalhados do que a radiografia do tórax, sua vantagem também não é expor o paciente à radiação.

Como se preparar para a consulta com o cardiologista?

Não há razão para medo durante a consulta. O médico faz uma série de perguntas e a resposta deve ser sempre honesta e com sinceridade, o objetivo é sempre atingir o diagnóstico mais preciso possível.

Entretanto, a medida da pressão arterial é um dado importante para uma consulta e não deve ser falseada. Para isso, você não deve:

  • Estar com a bexiga cheia;
  • Fazer exercícios físicos nos últimos 60-90 minutos;
  • Ingerir bebidas alcoólicas, café ou outros alimentos;
  • Fumar nos últimos 30 minutos antes da consulta.

Está procurando um cardiologista de qualidade? Agende sua na SPX consulta pelo link: https://linktr.ee/spxclinica

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Enable Notifications    OK No thanks