spx imagem spx clinica ressonancia magnetica de campo aberto santana de parnaiba fazendinha

Ressonância Magnética de Campo Aberto: Exames

A SPX Diagnótico por Imagem possui exames de Ressonância Magnética de Campo Aberto.

Desenvolvida para proporcionar mais conforto para pacientes claustrofóbicos, idosos e crianças, o exame é caracterizado pela presença de um magneto com abertura pelas laterais. É composto por três lados abertos e um grande disco na parte superior, fazendo-o funcionar da mesma forma que o túnel magnético de sua versão tradicional. 

A Ressonância Magnética de Campo aberto fornece inúmeras informações ao gerar imagens de alta definição. Além disso, produz diferentes planos de cortes: axiais, coronais e sagitais. Tornando-se altamente eficiente pois permite a visualização de diferentes ângulos em nosso corpo. 

O exame é indicado para identificar:

  • Doenças infecciosas;
  • Doenças degenerativas;
  • Doenças inflamatórias;
  • Traumas;
  • Tumores benignos;
  • Tumores malignos.
  • E muito mais! 

Os tipos de exames de Ressonância Magnética 

Ressonância Magnética de Crânio 

Procedimento recomendado para diagnosticar aneurismas e anormalidades vasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e tumores. O exame também permite o estudo da evolução de condições degenerativas como a Esclerose Múltipla. Assim como, alterações congênitas, doenças da hipófise e malformações.

Ressonância Magnética de Hipófise

Ressônancia Magnética

Indicado para avaliar alterações na hipófise e  estruturas ósseas próximas, como a sela torácica. O exame contribui para diagnósticos, por exemplo de crescimentos anormais da glândula, presença de tumores, alterações ósseas e vasculares.

Ressonância Magnética de Órbitas

Ressonãncia Magnetéica - Órbitas

Avalia as órbitas e globos oculares (osso onde os olhos estão “alojados”), e musculatura dos olhos, permitindo o estudo de estruturas como o nervo óptico e glândulas lacrimais. Assim também ajuda no diagnóstico de hifemas, acúmulo de sangue na câmara dos olhos, a exoftalmia, os olhos saltados para fora da órbita, estrabismo, ptose palpebral (pálpebra caída) e nistagmo, movimento involuntário dos olhos.

Ressonância Magnética de Ouvidos 

Ressônancia Ouvido

Estuda a região das estruturas ósseas do ouvido médio e interno. É indicado para avaliação de perdas auditivas, zumbidos, paralisia facial periférica, entre outras. 

Ressonância Magnética de Ombro 

O exame é indicado para avaliação dos ossos, articulações e tecidos moles da região. Auxilia no diagnóstico de lesões intra-articulares do ombro, tumores, malformações, inflamações, músculos, cartilagem e tendões.

Ressonância Magnética de Cotovelo 

Ressônancia Magnética

Realizado para estudar detalhadamente a articulação do cotovelo, com detalhe no encontro dos ossos ulnar, rádio e úmero, permitindo diagnosticar artrite e artrose. Auxilia no diagnóstico de epicondilite, bursite, inflamação do tecido, fraturas e fissuras. Assim, o exame de Ressonância Magnética articular de cotovelo também pode ser feito antes da realização de procedimentos cirúrgicos como preparo do paciente para tratamento.

Ressonância Magnética de Punho 

Ressônancia Magnética

Estuda a região do punho, composto por duas articulações, além de uma série de tendões e ligamentos. Quando há queixa de dor no punho que não pode ser diagnosticada por outros exames, recomenda-se uma ressonância magnética articular de punho. O mesmo vale para entorses ou torções de punho. Além disso, outras condições podem ser diagnosticadas por meio do exame, incluindo a Síndrome do Túnel do Carpo, Síndrome de Quervain, tendinite e Artrite Reumatóide.

Ressonância Magnética de Coluna cervical 

Ressônancia

Observa a região da coluna cervical, localizada da base do crânio até o pescoço, possuindo sete vértebras C1 a C7. Dessa forma, o exame da coluna cervical detecta alterações nas vértebras que compõem a coluna, como hérnia de disco, desgaste e degeneração das articulações, achatamento nas vértebras, fraturas, deslocamento e trauma, além de possibilitar diagnosticar processos inflamatórios e tumores.

Ressonância Magnética de Coluna lombar

Permite identificar uma série de patologias nessa região, além disso é possível detectar traumas como fraturas por estresse de vértebras, assim como tumores malignos ou benignos.

Ressonância Magnética de Quadril 

Ressônanc

O exame estuda as articulações que compõem o quadril, auxiliando no diagnóstico de osteonecroses, desgaste na cabeça do fêmur, artrite reumatoide, além de permitir a avaliação completa de fratura na região.

Por fim, o exame de ressonância magnética articular de quadril também pode ser recomendado como exame preparatório para cirurgias do quadril, como a cirurgia de colocação de prótese na cabeça do fêmur. O exame pode abordar apenas um lado do quadril ou ambos.

Ressonância Magnética de Sacrocóccix 

A ressonância magnética de coluna sacro coccix é um exame que avalia a estrutura muscular, tendínea e óssea, além dos discos intervertebrais.

Ressonância Magnética de Joelho 

Ressônancia Magnética

O exame fornece informações precisas sobre a região anatômica do joelho, realizado na suspeita de dor, fraqueza, inchaço ou sangramento na articulação.

Geralmente solicitada pelo médico em casos de:

  • Dor ou trauma, após cirurgia;
  • Fraturas ósseas;
  • Artrite;
  • Tumores;
  • Análise de dispositivos médicos implantados;
  • Lesões traumáticas.

Ressonância Magnética de Tornozelo 

Ressônancia Magnética

O exame permite visualizar estruturas anatômicas, como ossos e músculos sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, portanto menos invasivos. No caso da Ressonância Magnética de Tornozelo, o objetivo é estudar a articulação do tornozelo.  Por isso, com o exame de Ressonância Magnética Articular de Tornozelo é possível diagnosticar com maior precisão entorses e fraturas no tornozelo.

Ressonância Magnética de Pé 

O pé divide-se em três regiões: retro, médio e antepé. Assim, o exame avalia tendões e suas estruturas, além de lesões ligamentares.  Além de diagnosticar fraturas, lesões osteocondrais, osteonecrose e síndrome do túnel do tarso.

Saiba mais em nosso vídeo 

Onde Realizar seu Exame de Ressonância Magnética de Campo Aberto?

Na SPX Clínica Santana de Parnaíba, entre em contato e agende exame!

Elastografia: tipos e diagnosticos e exames-exame-Banner-Blog-SPX-clinica-spx-imagem-feminino

Artigos Relacionados

1