Santana de Paraíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Serviços >> 11 99573-8049

Santana de Paraíba
11 | 97547-2578

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 99234-6918

O colesterol é um tipo de de gordura necessária para o funcionamento do nosso organismo. Ele é o componente estrutural de membranas celulares presentes nos intestinos, músculos, nervos, pele, coração, cérebro e fígado, além de ser responsável pela produção de alguns hormônios e ácidos biliares que ajudam na digestão de gordura.

A maior parte do colesterol que temos é produzido por nosso próprio corpo, somente 30% dele é proveniente de alimentos que ingerimos. Mas quando consumimos muitos alimentos gorduroso podemos fazer com que o nosso fígado aumente a produção desta substância. Por isso, as taxas de colesterol não podem estar nem muito altas e nem baixas. 

No dia do combate ao colesterol, a SPX preparou algumas dicas para evitar o excesso de colesterol no organismo.

Alimentação

Como já havíamos dito, a alimentação é responsável por 30% do colesterol do nosso corpo, por isso, coma mais frutas e vegetais, alimentos ricos em fibras e comidas assadas. Evite frituras, limite a ingestão de gorduras saturadas e alimentos ricos em colesterol. 

Exercícios físicos

A prática de atividades esportivas ajuda a ampliar a circulação sanguínea, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias dificultando que as gorduras e triglicérides acumulem na parede das mesmas.

Não fume

O cigarro aliado ao colesterol multiplica o risco de doença coronária (doença nos principais vasos sanguíneos do coração), por isso, evite ou diminua o consumo. 

Evite o estresse 

Uma vida mais tranquila e menos estressante diminui os riscos de doenças cardíacas, como o infarto, e reduz o colesterol. Isso acontece, porque sob estresse o fígado produz maior quantidade de colesterol, logo com uma vida mais tranquila isso não acontece. 

É muito importante estar em dia com o colesterol, pois ele pode ser um fator de risco para sua saúde. A SPX recomenda que você vá periodicamente ao médico e faça os exames recomendados.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enable Notifications    OK No thanks