- 21 de janeiro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Estudo Inédito: 1 em Cada 30 Crianças Brasileiras Têm Autismo
Crianças brasileiras tem autismo com alguma frequência, segundo pesquisa realizada no Rio Grande do Sul (RS)
A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a APAE de Coxilha, no Rio Grande do Sul, avaliou todas as crianças de 2,5 a 12 anos do município e identificou que 1 em cada 30 apresenta autismo. Em suma, o estudo abrangeu o pequeno município localizado no norte do estado e trouxe dados importantes para compreender a frequência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região.
Realizada dentro do Programa TEAcolhe, do Governo do Rio Grande do Sul, a pesquisa representa um marco para o diagnóstico precoce e a criação de políticas públicas voltadas ao transtorno. Assim, pela primeira vez, o Brasil conta com um levantamento sobre a prevalência do TEA em uma população.
Evidências de que Crianças Brasileiras Têm Autismo
O estudo utilizou a escala Mini-TEA, uma ferramenta inovadora criada pela equipe da UPF para suprir uma lacuna significativa no diagnóstico do TEA no Brasil. Nesse interím, a principal ferramenta disponível era a M-CHAT, indicada apenas para crianças de 1 ano e 4 meses até 2 anos e meio.
Diferente da M-CHAT, a Mini-TEA é voltada para crianças de 2 anos e meio a 12 anos. Dessa forma, composta por 48 perguntas simples, o questionário é preenchido pelos pais ou responsáveis em cerca de dez minutos e não exige treinamento específico para aplicação.
Além disso, a ferramenta organiza as filas de diagnóstico, priorizando casos que realmente necessitam de avaliação detalhada e descartando autismo em situações sem indícios. “É uma escala que, além de triar quem precisa, descarta autismo onde não há sinais, evitando diagnósticos desnecessários. Isso impacta diretamente a gestão de recursos do sistema público”, destaca a equipe.
“Ela é muito fácil. Quem lê as instruções já consegue sair aplicando. Criamos um instrumento que pode ser usado por profissionais da saúde, da assistência social e até professores, algo que agiliza muito a triagem"
– Cassiano Forcelini, neurologista e professor da UPF, que coordenou a pesquisa
Primeiras Impressões da Mini-TEA
A Mini-TEA, sobretudo, permitiu que os pesquisadores excluíssem do espectro duas em cada três crianças que aguardavam avaliação, aliviando significativamente as filas de espera. Essa eficiência é crucial em contextos onde recursos são limitados e há alta demanda por diagnósticos.
Outro ponto de destaque é a acessibilidade da ferramenta, que atende especialmente famílias sem acesso a um pediatra no momento adequado para triagens. Logo, a Mini-TEA amplia o alcance do diagnóstico precoce, garantindo que mais crianças recebam acompanhamento especializado quando necessário.
“A escala foi pensada para resgatar essas crianças que ficaram de fora do diagnóstico inicial e ajudar a dar um passo à frente na organização do sistema de saúde”, aponta Forcelini.
Impacto na Saúde Pública
O estudo conduzido em Coxilha trouxe avanços imediatos para a saúde pública. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul começou a implementar a escala Mini-TEA em sua rede estadual, promovendo treinamentos regionais para ampliar o uso da ferramenta. Assim, essa ação fortalece o diagnóstico precoce e o atendimento de crianças com TEA.
Os dados de frequência obtidos no levantamento se mostraram altamente relevantes, por refletirem a realidade local com maior precisão do que estudos baseados em amostras. Como resultado, o governo estadual intensificou os esforços para expandir o modelo para outras regiões.
Referência: Veja Saúde.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Quais os Principais Sinais de Gravidez e Quando Fazer o Teste?
O reconhecimento dos principais sinais de gravidez é de suma importância para a saúde da mulher e sua preparação para essa fase especial


Estudo: Depressão Influencia Surgimento de Doenças Crônicas
Saiba mais informações da pesquisa que comprova que a depressão influencia surgimento de doenças crônicas ao longo da vida


Nova Tecnologia Antecipa Sintomas de Lesões na Retina; Veja!
Tema de estudo brasileiro, conheça o equipamento capaz de detectar sintomas de lesões na retina de forma antecipada


Novo Método de Combate ao Câncer Envolve Proteínas; Entenda!
A degradação de proteínas tumorais torna-se um promissor método de combate ao câncer, a fim de desestabilizar esse mal!


Novidade SPX: Densitometria Óssea de Corpo Inteiro para Adultos
Realize seu Exame de Densitometria Óssea de corpo inteiro para adultos na unidade de Santana de Parnaíba para um diagnóstico completo!


Tratamento para Varizes e Vasinhos: Como um Vascular Ajuda?
Você já se perguntou como é o tratamento para varizes e vasinhos? Entenda por que o médico vascular é o melhor aliado nesses casos!