spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-por0imagem-gripe-aviária-brasil (2)

1º caso de Gripe Aviária em ave silvestre no Brasil 

No dia 29 de Maio, caso de Gripe Aviária no Brasil foi identificado em ave silvestre no Rio Grande do Sul

Na noite de segunda-feira, 29 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro caso de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, identificou-se a doença em uma ave silvestre cisne-de-pescoço-preto, encontrada na Estação Ecológica do Taim, localizada no sul do estado.

Em decorrência desse caso, a estação foi fechada ao público. O governo estadual informou que equipes de vigilância visitaram 74 propriedades rurais localizadas em um raio de 10 km da área afetada para realizar investigações e fornecer orientações à população.

Além do Rio Grande do Sul, registrou-se mais dois casos de gripe aviária em aves silvestres. Um caso ocorreu com uma ave da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida como Trinta-réis-de-bando, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. O outro caso envolveu uma ave da espécie Sterna hirundo, também conhecida como Trinta-réis-boreal, no município de Piúma, Espírito Santo.

O Brasil acumula 13 casos confirmados de influenza aviária em seis espécies de aves silvestres, com a maioria deles registrada no Espírito Santo.

Na semana passada, o Mapa decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido aos casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. Dessa forma, essa medida tem como objetivo evitar a disseminação da doença para aves destinadas ao consumo humano e a avicultura comercial. O ministério também ressaltou que o estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de recursos do governo federal e a coordenação com outros ministérios e organizações governamentais e não governamentais nas três esferas de poder.

Consumo

spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-por0imagem-gripe-aviária-brasil (1)

É importante ressaltar que não transmite-se gripe aviária aos seres humanos por meio do consumo de carne de aves ou ovos. As infecções ocorrem principalmente pelo contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.

Caso alguém encontre uma ave doente ou morta, a orientação é entrar em contato com o serviço veterinário local ou notificar por meio do e-Sisbravet.

Apesar dos casos confirmados, o Brasil mantém seu status de país livre da gripe aviária. Garantindo a segurança do consumo interno de carne de aves e também das exportações.

O Ministério da Agricultura permanece em estado de alerta. Além disso, destaca que, com o aumento das atividades de vigilância, haverá o aumento de notificações de mortalidade de aves silvestres em diferentes regiões costeiras do país.

Portanto, a criação comercial de aves no Brasil continua livre da influenza aviária, e o país mantém seu status de livre da doença, permitindo a exportação segura de seus produtos. O consumo de carne e ovos de aves também permanece seguro no país.

Fonte: Agência Brasil  

Siga a SPX nas redes sociais 

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde! 

Artigos Relacionados

1