Spx-clinica-spx-imagem-o-que-e-afasia-medicina-diagnostica

O que é afasia?

Conheça o que é a afasia, uma doença pouco conhecida,porém ficou famosa quando o ator Bruce Willis aposentou a carreira de ator quando diagnosticou a condição.

O problema é mais recorrente entre adultos e idosos, nesse sentido, o AVC é a causa mais comum conhecida, mas encefalites, traumatismo cranioencefálicos e tumores cerebrais também podem ser fatores importantes.

cardio

Considerada um distúrbio de linguagem, pois ocorre após lesões cerebrais, a afasia altera a fala, a compreensão, a escrita e a leitura, comprometendo a comunicação do indivíduo em diversos graus.

cardio

Os tipos de afasia

spx-clinica-spx-imagem-o-que-e-afasia (2)

A questão influencia na capacidade de lembrar uma palavra, elaborar frases e interfere nas habilidades de leitura e interpretação de conversas no dia a dia. Porém, a afasia tem diferentes graus e é tratada de várias maneiras.

 A condição é dividida em dois grupos:

Afasia fluente – a pessoa é capaz de produzir falas com algum sentido, entretanto, as frases nas conversas perdem contexto. São tipos de afasias fluentes a afasia de condução, anômica, de Wenicke e transcortical sensorial.

Afasia não fluente – a pessoa perde a capacidade de falar fluentemente, sempre pausadamente e com esforço. O indivíduo diz frases curtas e com algumas palavras em falta. Podemos incluir na classificação a afasia de broca, trans cortical motora e global.

Afasia progressiva primária

O termo afasia progressivo primário pode ser considerado não apenas um distúrbio de linguagem, mas um processo da demência, sendo considerado mais agressivo que o Alzheimer, as alterações na linguagem são os primeiros sintomas.

Tratamento 

spx-clinica-spx-imagem-o-que-e-afasia (1)

Sendo um problema que afeta negativamente a comunicação, um profissional especializado sugere o melhor tratamento com as informações corretas. É por isso que existem diversas abordagens terapêuticas focadas em melhorar a capacidade cognitiva na fala, leitura e escrita.

Por sua relação direta com o AVC e lesões no cérebro, exames de imagem são essenciais para detectar o que está acontecendo com o paciente.  Portanto, a tomografia computadorizada e ultrassonografia com doppler são as melhores alternativas na identificação de doenças neurológicas.

Agende seus exames na SPX Clínica 

Ficou interessado? A SPX Clínica disponibiliza os exames de tomografia e ultrassonografia, com equipamentos de alta tecnologia buscando o melhor resultado para nossos pacientes.

Clique aqui e agende seu exame! 

Artigos Relacionados

1