spx-clinica-spx-imagem-dsts-e-ists-o-que-sao-e-quais-os-sintomas-

DSTs e ISTs: o que são? Quais os sintomas?

DSTs e ISTs são siglas usadas pelos médicos para identificar um conjunto de doenças que tem características parecidas em sua transmissão, ou seja, são transmitidas principalmente por meio do contato sexual.

DST significa Doença Sexualmente Transmissível e IST significa Infecção Sexualmente Transmissível. Porém, essa classificação não significa apenas que a infecção ocorreu por meio do sexo desprotegido. Elas podem também ser contraídas pelo contato de secreções e com o sangue de uma pessoa que possui a doença.

cardio

Porém, o assunto muitas vezes é considerado um tabu, por algumas pessoas acreditarem que há riscos. Mas dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, a cada dia, são registrados mais de 1 milhão de casos dessas doenças.

Quais os sintomas?

As DSTs ou ISTs podem ser detectadas a partir de vários sintomas. A maneira mais fácil de identificar algum sintoma é estar atento à saúde genital. Afinal, essas infecções podem significar dores e feridas muito incômodas e marcantes.

Coceira

Mesmo que a sensação de coceira na genitália nem sempre seja o indicativo de uma doença mais grave. Ela pode indicar que há uma presença de algum fungo ou protozoário que pode ter infeccionado a suas partes intimas.

Presença de Feridas

Algumas infecções podem causar feridas na região genital. Por isso, é importante salientar que as feridas aparecem quando a doença já está em estado avançado. Quando esses machucados não são tratados eles podem ser portadores de infecções.

Corrimento Vaginal

O corrimento vaginal, é uma secreção normal produzida pelo aparelho reprodutor feminino. Porém, é importantíssimo ter atenção nas características da secreção produzida. As secreções saudáveis são aqueles transparentes ou esbranquiçadas. Caso a coloração seja de um tom amarelado, verde ou, até mesmo marrom, podem ser sintomas de uma IST ou vaginose bacteriana.

Dor no local da lesão

Quando a situação da IST está crítica, dores são causadas. Então, quando a dor é intensa, um médico deve ser procurado imediatamente.

Quais as ISTs mais comuns?

Aids

A AIDS, sigla para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causa pelo vírus da HIV, compromete o sistema imunológico. Sua transmissão ocorre via relações sexuais desprotegida, pelo sangue e pelo leite materno.

Gonorreia

É uma infecção causada por bactérias, ela pode avançar para os testículos ou a próstata nos homens e para as trombas ou útero nas mulheres. Os primeiros sintomas masculinos são secreção purulenta, entre dois a dez dias depois da relação sexual, dor e ardência ao urinar.

HPV

Essa sigla engloba mais de 150 vírus e nem todos apresentam sintomas ou riscos aos pacientes. Porém, nesse número são cerca de 20 tipos realmente prejudiciais.

Um dos grandes pontos que merecem atenção com essa doença é por se associar com o câncer de pênis e o câncer de colo do útero. O tratamento é feito com laser e até mesmo intervenções cirúrgicas.

Sífilis

Essa IST é causada pela bactéria Treponema pallidum, dessa forma, sua manifestação começa com uma feriada indolor na região genital, ânus ou na boca, após 20 e 30 dias.

A sífilis é tratada com penicilina e na gestação, traz consequências graves, como aborto, parto de natimorto ou má-formação fetal.

Como se prevenir?

A principal forma para a prevenção é com o uso de camisinha durante as relações sexuais. Porém, algumas pessoas se infectam pelo contato com lesões, por isso é fundamental manter os exames de prevenção em dia.

Existe tratamento para DSTs?

Cada tratamento varia de acordo com as respectivas especificidades. Por isso não existe tratamento geral para todas doenças.

Assim, podemos observar que os procedimentos servem para eliminar os agentes causadores da ISTs / DSTs. Ao mesmo tempo, os tratamentos aliviam os sintomas das ISTs virais.

Tem na SPX?

Sim. Na SPX, temos diversos exames de Check-up preventivo para doenças sexualmente transmissíveis. Além de disponibilizar consultas no ginecologista.

Marque sua consulta pelo link: https://ig.rdstation.com/spxclinica

Deixe um comentário

1