Spx-clinica-spx-imagem-a-importancia-do-ultrassom-de-mama-usg

A importância do Ultrassom de Mama

O ultrassom de mama é um exame de imagem que busca diagnosticar alterações na região das mamas no corpo. Um aparelho chamado transdutor realiza o exame, ele encosta na mama e possibilita a visualização das partes internas do local. 

O procedimento consiste na emissão de ondas sonoras em alta frequência que causam a vibração dos tecidos. Assim, o aparelho capta instantaneamente e mostra no monitor as imagens na região. 

cardio

Esse ultrassom não usa a radiação ionizante, ondas eletromagnéticas e prejudiciais ao tecido vivo. Por isso, não há contraindicações para a realização. 

Para que serve a ultrassonografia das mamas?

O exame é de grande importância por possibilitar o diagnóstico de possíveis lesões mamárias. A ultrassonografia identifica problemas que não podem ser vistos a olho nú ou palpadas. 

Por isso, o ultrassom permite analisar a diferença entre cistos e nódulos sólidos, principalmente com suas características morfológicas. Também é indicado para o direcionamento de biópsias mamárias. 

Como é feito o exame?

Esse é um exame não-invasivo realizado por um especialista em radiologia ou médico manuseando o transdutor na pele após o gel aplicado na pele da paciente. 

Assim, imagens dinâmicas são captadas pelo profissional e posteriormente selecionadas caso apresentem algum achado. O gel é importante pois evita o surgimento de bolsas de ar, atrapalhando as ondas sonoras responsáveis pela criação das imagens. 

O exame é indolor, mas pode gerar um leve desconforto quando o transdutor é passado pela região da mama. 

O procedimento é rápido, dura em média de 10 a 15 minutos, o tempo pode variar dependendo do tamanho das mamas. 

Spx-clinica-spx-imagem-a-importancia-do-ultrassom-de-mama-usg-2

Quem precisa realizar o exame?

A ultrassonografia das mamas é uma importante ferramenta para o cuidado anual das mulheres na consulta ao ginecologista. Ela pode ser indicada para: 

  • Pacientes com alterações visíveis na mamografia; 
  • Pessoas com menos de 40 anos e apresentam algum caroço palpável;
  • Quem tem histórico de câncer de mama na família; 
  • Caso haja a necessidade de implantes de silicone; 
  • Pacientes com restrição à radiação ionizante. 

O câncer de mama também pode aparecer nos homens, apesar de muito raros. Porém, caso haja suspeitas, pessoas do sexo masculino devem realizar a ultrassonografia de mamas. 

Tem na SPX?

Sim! Nas clínicas da SPX nós disponibilizamos a ultrassonografia de mamas com corpo médico especializado para te atender. Agende seu exame pelo link: https://ig.rdstation.com/spxclinica 

1