- 10 de julho de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Pesquisa: Baixa Testosterona Associada a Mortalidade Precoce
A baixa testosterona associada a mortalidade precoce em homens foi tema de um estudo da Austrália. Veja quais os resultados
Contrariando as crenças científicas anteriores, à primeira vista, a testosterona não parece diminuir a expectativa de vida dos homens. Do contrário, a sua deficiência pode estar associada a um risco maior de morte precoce.
Essa conclusão, de antemão, é resultado de uma nova pesquisa realizada pela Universidade da Austrália Ocidental, cujos detalhes foram publicados na revista Annals of Internal Medicine.
Baixa Testosterona Associada a Mortalidade Precoce?
O estudo acompanhou os níveis de testosterona de homens ao longo de cinco anos. Os resultados, então, mostraram que aqueles com níveis mais baixos do hormônio apresentavam uma maior probabilidade de morte, com as doenças cardíacas sendo a principal causa.
A disfunção erétil, um sintoma frequentemente associado à baixa testosterona, pode igualmente indicar problemas cardíacos. Assim, há uma conexão, embora não completamente esclarecida, entre a testosterona e as doenças cardíacas, responsáveis por grande parte dos óbitos masculinos.
Por outro lado, o estudo não comprova que o baixo nível de testosterona é a causa direta das mortes. Por enquanto, os pesquisadores apenas identificaram uma relação entre esses fatores.
A Diminuição Progressiva da Testosterona
É importante ressaltar, sobretudo, que, com o passar do tempo, os níveis de testosterona naturalmente diminuem entre os homens. Esse processo, especialmente em homens mais velhos, é conhecido como andropausa ou menopausa masculina.
Após os 30 anos, a redução média é de cerca de 1% ao ano, conforme explica Daniel Kelly, bioquímico e professor sênior na Universidade Sheffield Hallam, na Inglaterra. Embora Kelly não tenha contribuído para a recente revisão sistemática, ele pontua em um artigo para a plataforma The Conversation:
“Essa diminuição ao longo do tempo se deve, pelo menos em parte, a uma lenta diminuição da capacidade dos testículos de produzir testosterona e a uma redução nos sinais que os instruem a fazê-lo.“
Referência: Portal Olhar Digital.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Veja 5 Cuidados aos 50 Anos que Ajudam a Viver Mais
Adotar alguns cuidados aos 50 anos é de suma importância para uma qualidade de vida melhor! Vamos conhecer alguns deles?


Quais os Principais Sinais de Gravidez e Quando Fazer o Teste?
O reconhecimento dos principais sinais de gravidez é de suma importância para a saúde da mulher e sua preparação para essa fase especial


Estudo: Depressão Influencia Surgimento de Doenças Crônicas
Saiba mais informações da pesquisa que comprova que a depressão influencia surgimento de doenças crônicas ao longo da vida


Nova Tecnologia Antecipa Sintomas de Lesões na Retina; Veja!
Tema de estudo brasileiro, conheça o equipamento capaz de detectar sintomas de lesões na retina de forma antecipada


Novo Método de Combate ao Câncer Envolve Proteínas; Entenda!
A degradação de proteínas tumorais torna-se um promissor método de combate ao câncer, a fim de desestabilizar esse mal!


Novidade SPX: Densitometria Óssea de Corpo Inteiro para Adultos
Realize seu Exame de Densitometria Óssea de corpo inteiro para adultos na unidade de Santana de Parnaíba para um diagnóstico completo!