spx-clinica-spx-clinica-envelhecimento-mais-rapido

Pesquisa: Envelhecimento Mais Rápido Acontece aos 44 e 60 Anos

Entenda por que nessas idades acontece um envelhecimento mais rápido do que o esperado, segundo cientistas!

 

Uma recente descoberta científica, a princípio, revelou que o processo de envelhecimento humano ocorre em dois momentos de aceleração molecular distintos – o primeiro aos 44 anos e o segundo novamente aos 60 anos. Essa pesquisa, publicada na revista científica Nature Aging, tratam sobre os mecanismos moleculares que regem o envelhecimento e seus padrões temporais.

Durante a pesquisa, então, cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, monitoraram 108 participantes ao longo de vários anos. O intuito era investigar as alterações no envelhecimento de suas moléculas, incluindo RNA, proteínas e microbiomas.

O Que Explica o Envelhecimento Mais Rápido nessas Idades?

spx-clinica-spx-clinica-explicacao-envelhecimento-mais-rapido

Em síntese, os cientistas descobriram que o envelhecimento humano não segue um padrão gradual e linear. De antemão, ele apresenta mudanças aceleradas e não lineares em determinadas idades, principalmente aos 44 e 60 anos, conforme revelado pelas análises das moléculas estudadas.

Xiaotao Shen, professor assistente de medicina do microbioma na Universidade Tecnológica de Nanyang e autor principal do estudo, enfatiza que esses resultados indicam que o envelhecimento não ocorre de maneira contínua. Logo, certos momentos da vida são cruciais para o processo de envelhecimento e a saúde em geral.

Por exemplo, a capacidade de metabolizar a cafeína diminui significativamente em torno dos 40 anos e novamente por volta dos 60. Além disso, os componentes responsáveis pelo metabolismo do álcool também sofrem uma redução, especialmente por volta dos 40 anos. Isso foi explicado por Michael Snyder, chefe do departamento de genética de Stanford e coautor do estudo.

“As pessoas muitas vezes sofrem lesões musculares e veem o acúmulo de gordura ocorrer nos seus 40 anos (relacionado ao metabolismo lipídico), e definitivamente a sarcopenia (perda muscular) atinge as pessoas nos seus 60 anos — isso é um grande problema”.

Mudanças Moleculares no Envelhecimento

Ambos os grupos etários apresentaram alterações nas proteínas responsáveis por manter os tecidos conectados. Isso provavelmente contribui para as mudanças observadas na pele, nos músculos e no sistema cardiovascular, conforme destacado.

Do mesmo modo, os riscos de desenvolver doenças aumentam de forma mais acentuada após os 60 anos. Assim, o estudo revelou que indivíduos com 60 anos ou mais têm uma maior susceptibilidade a distúrbios cardiovasculares, problemas renais e diabetes tipo 2.

A identificação de padrões como esses pode ser crucial para o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças, de acordo com as conclusões do estudo. Eventualmente, foram identificados “marcadores clinicamente acionáveis” que podem ser utilizados para aprimorar a gestão da saúde e promover o bem-estar das populações em processo de envelhecimento.

Como o Estudo Foi Realizado?

O estudo acompanhou participantes com idades entre 25 e 75 anos, durante um período médio de quase dois anos. Todos os participantes, que viviam na Califórnia, eram saudáveis e representavam diversas origens étnicas. A cada três a seis meses, foram coletadas amostras de sangue, fezes, pele, além de swabs nasais e orais.

Embora o envelhecimento acelerado nas mulheres pudesse ser atribuído à menopausa (que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos), os pesquisadores analisaram os dados separadamente por sexo. Para sua surpresa, descobriram que os resultados eram semelhantes, sugerindo que um ponto de transição por volta dos 55 anos pode ser um fenômeno comum a ambos os sexos.

Como resultado, os pesquisadores recomendam fazer mudanças no estilo de vida. Isso inclui reduzir o consumo de álcool e aumentar a prática de exercícios físicos, especialmente ao se aproximar dos anos cruciais entre os 40 e 60 anos.


Referência: CNN Brasil.

Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1