spx-clinica-spx-imagem-mortes-por-cancer-entre-homens

Mortes por Câncer entre Homens Podem Crescer 93% Até 2050

De acordo com uma pesquisa, as mortes por câncer entre homens podem aumentar em até 117% segundo contexto específico. Saiba mais!

 

Segundo um estudo divulgado no dia 12 de agosto de 2024, o número de casos e mortes por câncer entre homens pode registrar um aumento significativo até 2050. Nesse sentido, o grupo mais afetado será o de homens com 65 anos ou mais, que apresentará os maiores índices de crescimento.

A pesquisa, publicada na revista Cancer, foi conduzida por cientistas australianos. Eles examinaram dados sobre 30 tipos diferentes de câncer em 185 países e territórios ao longo de 2022, para, então, elaborar projeções até 2050.

Pesquisa Aponta os Dados de Mortes por Câncer entre Homens

spx-clinica-spx-imagem-pesquisa-mortes-por-cancer-entre-homens

O estudo prevê que o número total de casos de câncer em homens aumentará de 10,3 milhões em 2022 para 19 milhões até 2050, representando um crescimento de 84%. As mortes devem igualmente crescer de 5,4 milhões para 10,5 milhões no mesmo período, um salto de 93%. O impacto será ainda mais severo entre homens com 65 anos ou mais, cujas mortes por câncer devem aumentar em 117%.

Sobretudo, os homens já têm maior chance de morrer de câncer do que as mulheres, devido a fatores como maior consumo de tabaco e álcool e maior exposição a substâncias cancerígenas no ambiente de trabalho. Além disso, eles tendem a ter menor acesso a programas de rastreamento preventivo.

Da mesma forma, as projeções indicam que os países de baixa renda e com menor expectativa de vida verão os maiores aumentos nas mortes por câncer entre homens até 2050.

“Entre 2022 e 2050, na África e no Mediterrâneo Oriental, o número de casos incidentes e mortes deve aumentar 2,5 vezes. Em contraste, espera-se que a Europa experimente um aumento de cerca de metade disso”

Análise Sobre Tipos de Câncer e Países de Baixa Renda

spx-clinica-spx-imagem-pulmao-mortes-por-cancer-entre-homens

Assim como em 2022, o câncer de pulmão deverá continuar sendo a principal causa de câncer e o maior responsável por mortes entre homens até 2050. No entanto, os tipos de câncer com maior aumento projetado até essa data são o mesotelioma em termos de novos casos e o câncer de próstata no que se refere ao número de mortes.

Analogamente, os pesquisadores enfatizam a necessidade urgente de ampliar o acesso à saúde e fortalecer a infraestrutura médica. Isso incluiria uma força de trabalho qualificada para melhorar os atuais resultados no tratamento do câncer e lidar com o crescimento projetado até 2050.

Eles destacam que a expansão da cobertura universal de saúde globalmente poderia melhorar as “opções básicas de tratamento do câncer”. Atualmente, os países de baixa renda sofrem de forma desproporcional com os piores resultados relacionados ao câncer, além de enfrentarem baixa cobertura universal de saúde.

Principais Fatores para esse Aumento

No início deste ano, um relatório da American Cancer Society revelou que o crescimento populacional e o envelhecimento são os principais fatores responsáveis pelo aumento da carga global de câncer. Com uma população mundial de aproximadamente 8 bilhões em 2022, a expectativa é que esse número alcance 9,7 bilhões até 2050.

Quanto ao número global de casos de câncer, “prevemos que esse número subirá para 35 milhões até 2050, principalmente devido ao envelhecimento da população“, afirmou William Dahut, diretor científico da American Cancer Society, em entrevista anterior à CNN.

Referência: CNN Brasil.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1