spx-clinica-spx-imagem-eficacia-em-tratamentos-de-cancer-de-mama

Como Prever Eficácia em Tratamentos de Câncer de Mama?

Segundo cientistas, algumas alterações em certos tipos de células podem ajudar a prever eficácia em tratamentos de câncer de mama!

 

Um tipo de câncer de mama, conhecido igualmente como triplo negativo, é considerado um dos mais desafiadores de tratar devido à sua complexidade e agressividade. Contudo, uma nova pesquisa revelou uma maneira de prever a eficácia de tratamentos específicos para pacientes diagnosticados com essa condição.

Conduzido pelo Baylor College of Medicine, o estudo descobriu que certas alterações nas células do sistema imunológico podem indicar a probabilidade de sucesso de terapias como quimioterapia e imunoterapia. Logo, essa informação pode ser crucial para otimizar o tratamento e potencialmente aumentar a sobrevida dos pacientes.

Previsão da Eficácia em Tratamentos de Câncer de Mama a partir de Células

spx-clinica-spx-imagem-celulas-eficacia-em-tratamentos-de-cancer-de-mama

Em uma pesquisa anterior, os cientistas descobriram que, mesmo antes do tumor das mamas se espalhar, o câncer provoca alterações nas células imunes da medula óssea. Dando continuidade ao estudo, então, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de pacientes e identificaram três padrões distintos nas células B.

Na primeira categoria (TiBA-0), os pacientes não apresentaram alterações nas células B. Na segunda (TiBA-1), observou-se uma diminuição no número, enquanto na terceira (TiBA-2), houve um aumento excessivo de células B ainda em desenvolvimento. Assim, nos dois últimos grupos, as alterações comprometem o sistema imunológico e prejudicam a eficácia do tratamento.

Ao avaliar 35 pacientes, os resultados mostraram que 78,6% dos indivíduos classificados como TiBA-0 responderam de maneira muito positiva à quimioterapia e à imunoterapia. Do contrário, apenas 33,3% dos pacientes dos grupos TiBA-1 e TiBA-2 apresentaram a resposta esperada a esses tratamentos.

Pesquisas Revelam Caminhos Promissores

Nesse sentido, a equipe de pesquisa busca aprofundar a compreensão sobre como as células do sistema imunológico podem se modificar ao longo do tratamento em um grupo maior de pacientes. O objetivo é que novas descobertas validem essas alterações como um indicador confiável para prever a eficácia das terapias voltadas ao câncer de mama agressivo.

Como as mudanças nas células podem ser observadas em todo o corpo do paciente, um simples exame de sangue seria suficiente para coletar informações sobre possíveis anormalidades. Dessa forma, se os resultados forem positivos, será possível avaliar rapidamente como uma pessoa responderá à terapia.

Por último, os pesquisadores estão explorando maneiras de reverter as alterações na medula óssea causadas pelos tumores, visando restaurar a produção normal de células imunes. 

Referência: Portal Olhar Digital.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1