- 4 de fevereiro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Pesquisa: Alteração nos Rins pode Tratar Casos de Hipertensão
Conheça a nova técnica aprovada nos EUA que mostra como uma alteração nos rins pode tratar casos de hipertensão mais graves
Os médicos tentaram diversos tratamentos para controlar a pressão arterial alta do paciente Michael Garrity, mas sem sucesso, até que optaram por interromper a atividade dos nervos de seus rins. Embora pareça incomum, os rins são cruciais na regulação da pressão arterial, em parte, por meio dos sinais enviados por certos nervos. O novo tratamento, então, visa bloquear a atividade excessiva desses nervos renais.
Em suma, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para condições graves, bem como ataques cardíacos, derrames, insuficiência renal e até demência. Muitas pessoas, sobretudo, desconhecem a presença da pressão alta até que ela cause danos significativos à saúde.
Como Alteração nos Rins pode Tratar Casos de Hipertensão?

A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA), em suma, aprovou a “denervação renal” há cerca de um ano. Isso após estudos indicarem um benefício modesto para pacientes com pressão arterial persistentemente alta, mesmo após o uso de múltiplos medicamentos.
Recentemente, a Associação Americana do Coração classificou o método como promissor, levando alguns hospitais a começar a oferecer o tratamento de forma cautelosa. Esses hospitais, então, estão avaliando quais pacientes são os mais indicados e analisando se os planos de saúde cobrem o procedimento minimamente invasivo, que pode custar milhares de dólares.
Acima de tudo, a FDA considerou o procedimento seguro para pacientes cuidadosamente selecionados, mas o método ainda não foi testado em pessoas com doenças renais ou artérias estreitas, por exemplo. Além disso, os estudos realizados até o momento duraram apenas alguns anos, o que não é tempo suficiente para determinar se os nervos podem se regenerar com o passar do tempo.
Denervação Renal: O Que é?
Os médicos utilizam um pequeno cateter, ou tubo, que é inserido nos vasos sanguíneos até alcançar os rins, emitindo energia de ultrassom ou radiofrequência. Esses pulsos, eventualmente, atravessam as artérias renais e atingem seletivamente os nervos ao redor, como explicou o Dr. Joseph Garasic, cardiologista intervencionista do Mass General.
Embora o tratamento já seja utilizado em outros países, um importante teste nos EUA para a denervação renal falhou há cerca de uma década, o que levou a ajustes antes de novos estudos serem realizados. Em novembro de 2023, conteudo, a FDA aprovou dois sistemas de cateter desenvolvidos pelas empresas Recor Medical e Medtronic.
Enquanto não seja uma cura e alguns pacientes não apresentem benefícios, Garasic afirmou que múltiplos estudos demonstram, em média, uma redução de 8 a 10 pontos na pressão arterial, uma melhora modesta, mas significativa.
Importância da Mudança do Estilo de Vida
Mudanças no estilo de vida são sempre o primeiro passo, principalmente para pessoas saudáveis. As diretrizes recomendam a perda de peso, a prática regular de exercícios, o aumento do consumo de frutas e vegetais, a redução de sal e álcool, além de aprender a lidar com o estresse.
No entanto, os medicamentos se tornam necessários quando a hipertensão atinge 140 por 90. De acordo com Zusman, o paciente médio precisará de dois ou três medicamentos, e, em alguns casos, até mais, além da adoção de hábitos mais saudáveis.
Referência: G1 Globo.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Quais Condições o Dermatologista pode Tratar?
Nossa pele requer atenção e cuidados constantes e, sendo assim, vamos conhecer quais condições o dermatologista pode tratar

Conheça 5 Mitos sobre Contraste em Exames de Imagem
Frequentemente questionáveis por alguns pacientes, entenda e confira alguns mitos sobre contraste em exames de imagem

Resistência ao Tratamento do Câncer de Mama: Veja os Motivos!
Devido a variações de uma proteína, um estudo buscou entender por que alguns pacientes apresentam resistência ao tratamento do câncer de mama

Cientistas Criam Minicérebros para Investigar a Depressão
Uma pesquisa de brasileiros em laboratório utiliza neurônios, células da pele e minicérebros para investigar a depressão

Até 40%: Vacina da Gripe e Covid Reduz Risco de AVC e Infarto
Em estudo envolvendo mais de 2 mil pacientes, comprovou-se a importância da vacina da gripe e Covid-19 na prevenção de doenças

Estudo: Poluição do Ar pode Causar Demência?
Após pesquisa com mais de 30 milhões de pessoas, observou-se qeu a poluição do ar pode causar demência através de partículas poluentes. Veja!

