Nova Técnica para Tratar Câncer de Mama tem 100% de Eficácia
Estudo brasileiro inova em técnica para tratar câncer de mama e se caracteriza por ser minimamente invasivo. Conheça!
Uma técnica inovadora para o tratamento do câncer de mama demonstrou 100% de eficácia em um estudo conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Conhecido como crioablação, o procedimento, acima de tudo, é minimamente invasivo e utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir células cancerígenas ou tecidos-alvos.
No estudo inicial, a crioablação foi aplicada após a cirurgia. A pesquisa, assim, envolveu 60 pacientes e obteve resultados 100% eficazes para tumores menores que 2 centímetros. Atualmente, os pesquisadores estão comparando os resultados entre um grupo que passou pelo procedimento sem cirurgia e outro que fez a operação tradicional.
Técnica para Tratar Câncer de Mama Realizada em Hospital
Em janeiro de 2025, professores da EPM/Unifesp realizaram, pela primeira vez em um hospital público brasileiro, a crioablação para o tratamento do câncer de mama. O procedimento foi então realizado na Unidade Diagnóstica do ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp) e marcou o primeiro protocolo de pesquisa na América Latina a utilizar essa técnica no tratamento da doença.
Em síntese, durante o procedimento, três ciclos de 10 minutos foram feitos, alternando congelamento e descongelamento do tumor mamário. De antemão, a crioablação pode ser realizada em ambulatório, sem necessidade de internação hospitalar, com uso de anestesia local.
De acordo com os professores responsáveis, é sobretudo uma técnica indolor, com alta precisão e relativamente rápida. No Brasil, a técnica já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém, ainda não faz parte do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o tratamento do câncer de mama.
“Inserimos, por meio de uma agulha, o nitrogênio líquido a uma temperatura de cerca de -140ºC na região afetada, o que forma uma esfera de gelo, destruindo o tumor. A incisão deixada pela agulha é igual ou até menor à própria biópsia realizada pela paciente.”
– Afonso Nazário, professor da EPM/Unifesp
Utilização Ativa do Tratamento
Nesse sentido, o procedimento realizado no HSP/HU Unifesp tem caráter experimental e dá continuidade à pesquisa de pós-doutorado da professora Sanvido.
“As agulhas utilizadas no procedimento têm um valor alto. Nós estamos otimistas de que vai dar certo e de que poderemos, futuramente, contar com o procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a expansão do uso da crioablação, acreditamos que o custo da agulha vai cair e se tornar mais acessível. Nosso objetivo é tirar da fila do SUS de 20 a 30% das pacientes”, afirma Nazário.
A assistente de atendimento Cristina Spolador, 37, foi uma das participantes do estudo. “Saí do trabalho, fiz o procedimento e, no mesmo dia, já estava em casa. Não senti dor, apenas uma leve sensação de rigidez na região tratada“, relata
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

É Possível Detectar Alzheimer Antes dos Sintomas? Descubra!
Um exame mostra que sim, existe a possibilidade de detectar alzheimer antes dos sintomas e agir de forma preventiva. Saiba mais!

Conheça 4 Avanços no Tratamento de Câncer Colorretal
Novos estudos europeus apresentam importantes avanços no tratamento de câncer colorretal que ajudam no manejo do tumor

Cientistas Criam Antiviral que Pode Evitar Nova Pandemia; Veja!
Pesquisadores desenvolveram um novo antiviral que pode evitar nova pandemia, protegendo contra todos os vírus testados!

IMC Elevado Aumenta Risco de Demência? Entenda!
A realização de um estudo demonstra a fundo qual a relação e como o IMC elevado aumenta risco de demência nas pessoas

Gordura na Barriga Traz Riscos ao Coração; Saiba Mais
Em um estudo tecnológico, entenda de que forma a gordura na barriga traz riscos ao coração, principalmente em homens

Células CAR-T Contra o Câncer: Novo Método Ganha Força
O trabalho das células CAR-T contra o câncer ganhou novas expectativas após a realização de uma pesquisa promissora. Veja!


