spx-clinica-spx-imagem-capa-descoberta-no-sistema-imunologico

Descoberta no Sistema Imunológico pode Combater Infecções

Uma nova descoberta no sistema imunológico feita por cientistas alimentam um novo rumo para antibióticos e para a medicina!

 

Cientistas fizeram uma descoberta promissora que pode revolucionar o combate às infecções. A princípio, uma estrutura do sistema imunológico, antes conhecida apenas por sua função de reciclagem de proteínas, revelou um mecanismo oculto com capacidade de liberar substâncias capazes de destruir bactérias.

O estudo, então conduzido por pesquisadores em Israel, abre novas possibilidades na busca por antibióticos mais eficazes. Além disso, pode mudar nossa compreensão sobre as defesas naturais do corpo e fornecer esperança no enfrentamento das superbactérias, cada vez mais resistentes aos medicamentos disponíveis.

Saiba Qual a Descoberta no Sistema Imunológico!

spx-clinica-spx-imagem-cientistas-descoberta-no-sistema-imunologico

A nova descoberta gira em torno do proteassoma, uma estrutura microscópica presente em todas as células do corpo. Até então, ele era conhecido apenas por sua função de “lixeira celular”, quebrando proteínas envelhecidas para que fossem reutilizadas. Contudo, pesquisas revelaram que o proteassoma é muito mais poderoso: consegue detectar infecções bacterianas e mudar sua atuação.

Ao identificar a presença de bactérias, o proteassoma altera sua estrutura e começa a transformar proteínas recicladas em verdadeiras armas de defesa. Assim, essas moléculas são capazes de romper a parede externa das bactérias, eliminando-as de forma eficaz.

Essa ação foi testada em culturas de bactérias no laboratório e em modelos animais com pneumonia e sepse, apresentando resultados tão bons quanto alguns antibióticos convencionais. E mais: quando os cientistas desativaram o proteassoma em células, essas se tornaram alvos fáceis para infecções como a Salmonella.

“Isso é realmente emocionante, porque nunca soubemos que isso estava acontecendo. Descobrimos um novo mecanismo de imunidade que está nos permitindo ter uma defesa contra infecções bacterianas. Isso está acontecendo em todo o nosso corpo, em todas as células, e gera uma classe totalmente nova de potenciais antibióticos naturais.”
Yifat Merbl
Cientista no Instituto de Ciência Weizmann, em Israel

Um Novo Caminho Promissor

Daniel Davis, professor de Imunologia e chefe do departamento de Ciências Biológicas no Imperial College London, no Reino Unido, classificou a descoberta como “extremamente provocativa e muito interessante“. Para ele, os achados mudam significativamente a forma como entendemos a resposta do corpo às infecções.

O que é realmente empolgante é que se trata de um processo totalmente desconhecido pelo qual as moléculas antigermes são produzidas dentro das nossas células, o que é profundamente importante e surpreendente“, ressalta.

No entanto, Davis alertou que transformar essa descoberta em uma nova classe de antibióticos ainda exige muitos testes e tempo. Atualmente, mais de um milhão de pessoas morrem a cada ano por infecções resistentes a medicamentos, como os antibióticos convencionais.

spx-clinica-spx-imagem-reproducao-sistema-imunologico
Imagens da bactéria Staphylococcus — uma saudável à esquerda, e outra sendo destruída à medida que sua camada externa é rompida por antimicrobianos produzidos pelo proteassoma | (Foto: Weizmann Institute of Science)

À Espera de Novos Antibióticos

Apesar da demanda crescente, os cientistas têm investido pouco na pesquisa e desenvolvimento de novos antibióticos. Nesse sentido, descobrir uma nova fonte de combate às infecções reacende a esperança entre os especialistas.

É uma mina de ouro em potencial para novos antibióticos, o que é bastante animador”, afirma Lindsey Edwards, professora de microbiologia da Universidade King’s College London, em entrevista à BBC.

Ela destaca igualmente que, por serem substâncias já produzidas pelo próprio corpo humano, esses compostos podem apresentar menos obstáculos em relação à segurança durante o desenvolvimento de medicamentos.

Referência: BBC News Brasil.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1