spx-clinica-spx-imagem-importancia-teste-ergometrico

Teste Ergométrico: o exame que pode fazer a diferença para sua saúde

Entenda em detalhes a importância do Teste Ergométrico, um exame muito comum na avaliação cardiológica

O exame de Teste Ergométrico é rápido, simples e não invasivo, que vem se tornando cada vez mais comum na rotina da avaliação do nosso coração

cardio

Isso ocorre pois o procedimento melhora a chance de diagnóstico de doenças como a coronariopatia, arritmias, hipertensão e insuficiência cardíaca. Além disso, também é útil para atestar a saúde cardiológica, liberando o paciente para fazer exercícios e competições que envolvam desgaste físico. 

Caso você esteja buscando saber em detalhes como o exame funciona, continue lendo esse artigo. Boa leitura!

O que é o Teste Ergométrico? 

spx-clinica-spx-imagem-importancia-teste-ergometrico-2

O Teste Ergométrico é um exame que tem grande importância quando é necessário revelar a resposta cardíaca enquanto o paciente está fazendo exercícios físicos. 

Geralmente, esse monitoramento começa com o paciente andando e, posteriormente, com o paciente correndo em uma esteira, ou pedalando rápido em uma bicicleta ergométrica.  

Assim, o exame leva o paciente a fazer um esforço físico capaz de aumentar a frequência do seu coração e, dessa forma, expõe possíveis anormalidades ou doenças que não se manifestam durante o período de repouso. 

Também chamado de Teste de Esforço, é considerado um exame complementar do Eletrocardiograma. 

Para o que serve? 

Esse teste é útil justamente para investigar doenças cardíacas que não são identificadas em um exame de eletrocardiograma tradicional do paciente deitado. 

Por exemplo, pacientes com dor no peito podem passar por um eletrocardiograma e, mesmo assim, não demonstrar anormalidades no laudo médico. 

Por isso, nesses casos, o teste de esforço é indicado para aprofundar a investigação quanto à origem da dor. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Teste Ergométrico também serve na: 

  • Detectação a isquemia miocárdica, arritmias cardíacas e distúrbios hemodinâmicos induzidos por esforço;
  • Avaliação da capacidade funcional;
  • Diagnóstico e prognóstico das doenças cardiovasculares;
  • Prescrição de exercícios;
  • Avaliação objetiva dos resultados de intervenções terapêuticas;
  • Mostrar ao paciente e familiares de suas reais condições físicas
  • Perícia médica.
  •  

Como funciona? 

spx-clinica-spx-imagem-importancia-teste-ergometrico-2

O procedimento começa com a preparação do paciente, para isso, são fixados 10 eletrodos no tórax e coloca-se um aparelho de pressão no braço direito. 

Após esse processo, o médico ou técnico conduz o teste ligando o monitor do eletrocardiógrafo digital, aparelho que conecta-se a um computador para mostrar reações cardíacas em tempo real. 

Dessa forma, o paciente exercita-se e, durante o exame, uma série de dados são avaliados: 

  • Batimento Cardíaco;
  • Pressão Arterial;
  • Capacidade Física; 
  • Circulação de Sangue nas Coronárias;
  • Entre outros. 

O impacto do Teste Ergométrico na Saúde do Coração

spx-clinica-spx-imagem-importancia-teste-ergometrico-2

A importância do exame pode ser demonstrada em números: enquanto o eletrocardiograma de repouso consegue identificar patologias como, por exemplo, o entupimento das artérias coronárias quando já existe o comprometimento de pelo menos 70% da Coronária

Por outro lado, o teste de esforço é mais preciso, podendo já mostrar a patologia quando há somente 30% do entupimento da coronária. 

Quais são as doenças avaliadas no teste? 

Confira abaixo 5 principais doenças que o exame auxilia no diagnóstico: 

1. Coronariopatia

Nós conhecemos essa doença como o obstrução artérias coronárias, são elas que levam sangue ao coração. 

2. Hipertensão arterial sistêmica

Por conseguir avaliar as variações na pressão arterial durante o esforço, o Teste Ergométrico consegue avaliar pacientes hipertensos, mesmo que a doença não seja identificada em repouso. 

Explico, caso os valores registrados ultrapassem os protocolos durante o esforço, é possível indicar um paciente hipertenso ou pré-hipertenso. 

O pré-hipertenso, então, seria aquela pessoa com limites dentro da normalidade, mas que corre o risco de desenvolver hipertensão arterial posteriormente. 

3. Arritmias

Essa patologia é conhecida por gerar anormalidades na frequência cardíaca. Por exemplo, há casos em que há o aumento acelerado do batimento cardíaco durante o exercício físico, mas nada acontece em repouso. 

São nessas situações que o Teste Ergométrico torna-se necessário. Pois um eletrocardiograma em repouso não identifica esse problema. 

4. Insuficiência cardíaca

Essa doença ocorre quando o coração já não consegue bombear sangue suficiente para o organismo de forma eficiente e completa. 

Normalmente, a patologia tem características silenciosas e demonstra sinais quando a saúde já está comprometida. O exame torna-se relevante pois consegue avaliar precocemente os indícios de insuficiência cardíaca e, assim, aumentar a sobrevida do paciente. 

5. Avaliação da função pulmonar

A importância do Teste Ergométrico nessa situação podem ser: diagnóstico de asma no esforço e na avaliação do grau de insuficiência cardíaca para transplantes do coração. 

No diagnóstico de asma, o monitoramento durante o exercício permite a confirmação da presença da inflamação dos brônquios. 

Para a avaliação do transplante cardíaco, o teste de esforço complementa-se à análise de gases respiratórios para atestar o nível de insuficiência cardíaca. 

Cuide da saúde do seu coração na SPX Clínica! 

O Teste Ergométrico, que é um exame bastante simples e que fornece informações sobre a aptidão física do paciente, sua saúde cardiovascular e possíveis problemas

Por isso, se você estiver pensando em realizar o seu Teste Ergométrico, clique aqui e agende seu exame na SPX Clínica Santana de Parnaíba e Taubaté! Temos corpo clínico especializado para avaliar a saúde do seu coração. 

Artigos Relacionados

1