spx clinica spx imagem A importancia do Cuidado com a Saude Mental medicina medico blog artigo

A importância do Cuidado com a Saúde Mental

A Saúde Mental é fator importante que possibilita o ajuste necessário para lidar com emoções positivas e negativas. Pensar em estratégias que equilibrem as funções mentais é essencial para um convívio social mais harmonioso e saudável. 

A saúde mental, além de ser determinante para a estabilidade física, está relacionada à qualidade de interações humanas. Nesse sentido, é necessário buscar alternativas que possibilitem a harmonia nessas relações. 

Bem-Estar e a Saúde Mental 

A OMS (Organização Mundial da Saúde), indica que o conceito de saúde é bem mais abrangente do que a simples ausência de doença: ela pode ser um completo estado de bem-estar físico, mental e social, dessa forma, é necessário a atenção em todas suas vertentes. 

De acordo com a instituição, em 2019, quase um bilhão de pessoas, o que inclui 14% dos adolescentes do mundo, vivem com um transtorno mental. O suícidio atinge 1 em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. No primeiro ano de pandemia, a depressão e ansiedade aumentaram em mais de 25%. 

Da mesma forma que se deve ter atenção à saúde física, a saúde mental é uma parte importante para complementar a manutenção das funções orgânicas. Nesse sentido, promover a saúde mental é primordial para que o indivíduo execute as habilidades profissionais e pessoais. 

Cérebro

 

Mitos sobre a Psiquiatria

Alguns estigmas e preconceitos estão ainda muito presentes na realidade social de quem enfrenta doenças relacionadas à saúde mental. Pacientes são muitas vezes julgados e até mesmo marginalizados por não se encaixarem nos conceitos considerados “normais”. 

É necessário entender que as disfunções mentais podem acontecer por diversos motivos e, dessa forma, desordens mentais e físicas surgem. Assim, problemas como o transtorno bipolar, tendências depressivas e picos e ansiedade são resultados de questões internas e externas. 

Em síntese, é necessário superar os mitos e conceitos errôneos. Por isso, a falta de conhecimento pode ser muito prejudicial à recuperação do paciente, impedindo a resolução e o cuidado correto dos possíveis efeitos e sintomas. 

Os conceitos equivocados sobre a saúde mental podem ser: 

Doença Mental é fraqueza

Todas as pessoas têm problemas, limites e gatilhos. Buscar tratamentos é uma forma de superar e cuidar de si mesmo, buscando mais qualidade de vida. 

Psiquiatria é para Loucos 

As doenças mentais podem afetar qualquer um. Dessa forma, rótulos podem intimidar e atrapalhar o tratamento. Ao estabelecer essas convicções, a pessoa pode estar negando a chance da superação do problema. 

Psiquiatria serve somente para casos graves 

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar um transtorno grave. Ao tratar um problema cedo, é possível evitar um transtorno grave. Além disso, também terá a chance de aumentar a qualidade de vida do paciente. 

Psiquiatria só prescreve remédio

Mesmo que a psiquiatria envolva os medicamentos, os tratamentos também envolvem psicoterapia, alimentação, estilo de vida adequado e exercícios regulares.  

Dicas para manter a saúde mental em dia

Saber como preservar a saúde mental é muito relevante para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e no bem-estar como um todo. Por isso, separamos abaixo dicas importantes sobre o tema: 

Pratique atividades físicas

Estudos comprovam que mesmo atividades simples, como caminhadas de 30 minutos todos os dias, ajudam na produção e fortalecem a imunidade e melhorando a saúde como um todo. 

Busque uma dieta balanceada e hidrate-se

Ao ingerir os nutrientes também contribuímos para ter mais disposição e colocar em prática atividades que nos ajudem com a saúde mental. Uma dieta nutritiva e balanceada estimula os níveis de energia e disposição a se manterem ao longo do dia. 

Priorize a qualidade do sono

Sobre o assunto, manter a qualidade do sono em dia é primordial para a saúde mental . Dormir pelo menos 8 horas por dia ajuda na manutenção da imunidade e disposição. 

Explore atividades relaxantes

Atividades relaxantes e focadas são ideais para cuidar da mente. Alongamentos, ioga, meditação e exercícios respiratórios são exemplos desses hábitos e entregam melhores resultados quando feitos todos os dias por ao menos 30 minutos. 

Não tenha medo de pedir ajuda

Pedir ajuda e reconhecer sua situação é uma demonstração de coragem e força, não de fraqueza. Nesse sentido, reconhecer que não está tudo bem, faz parte do processo de cura e abre portas para encontrar uma solução válida. 

Saúde Mental

Setembro Amarelo e sua importância

Desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) junto ao Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza anualmente no Brasil, o Setembro Amarelo. Atualmente, a campanha é considerada a maior anti estigma do mundo. 

No Brasil, de acordo com a OMS, registram-se aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídios por dia. 

Mesmo que os números estejam diminuindo mundialmente, os países da América vão na contramão dessa tendência, com indicativos que não param de aumentar. Conforme os dados, 100% de todos os casos de suicídios estão relacionados às doenças mentais, principalmente quando não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Por isso, a maioria desses casos poderia ter sido evitada caso o tratamento psiquiátrico e informações de qualidade estivessem disponíveis.  

A SPX Clínica pode te ajudar? 

Sim. Na SPX Clínica Santana de Parnaíba você encontra profissionais da psicologia e psiquiatria para te ajudar com sua saúde mental.  

1