spx-clinica-spx-imagem-propagacao-de-superbacterias

A Prevenção da Propagação de Superbactérias Com Tecnologia

A tecnologia genômica e a Inteligência Artificial podem ajudar a combater a propagação das superbactérias, segundo pesquisadores

 

Antes de mais nada, a propagação das superbactérias e o aumento da resistência antimicrobiana resultam de uma combinação de fatores, incluindo o uso inadequado de antibióticos e a falta de medidas de controle de infecções em ambientes de saúde, por exemplo.

Nesse sentido, pesquisadores da Universidade de Tecnologia Sydney (UTS), na Austrália, propuseram uma abordagem abrangente baseada no conceito de “One Health“. Em suma, essa estratégia integra os cuidados humanos, animais e ambientais e utiliza tecnologias genômicas em conjunto com inteligência artificial (IA) para enfrentar eficazmente essa questão crescente.

Idealização do Estudo

spx-clinica-spx-imagem-estudo-superbacterias

Em publicação no site da UTS, os pesquisadores apresentaram sugestões para ações colaborativas entre os países, visando, acima de tudo, combater a resistência antimicrobiana. Logo, algumas dessas iniciativas incluem a criação de programas nacionais de vigilância, inspirados no conceito One Health, que utilizam dados como base para análises genômicas.

Além disso, propõem aprimorar a capacidade laboratorial de nações de renda média e baixa, intensificar esforços de conscientização e educação sobre resistência antimicrobiana, promovendo a colaboração internacional.

Por fim, reforçar regulamentações e supervisões na agricultura, bem como aprimorar a gestão do uso de antibióticos, também foram destacados como passos essenciais para enfrentar esse desafio global de saúde.

“A utilização da tecnologia da genômica microbiana no contexto de integração eficaz de dados intersetoriais melhorará a compreensão da emergência e propagação da resistência antimicrobiana dentro e entre estes setores e identificará intervenções específicas.”

Ben Howden, professor da Universidade de Melbourne.

Como Pode Prevenir a Propagação de Superbactérias?

À primeira vista, a tecnologia genômica engloba um conjunto de ferramentas e técnicas destinadas a estudar e analisar o genoma de um organismo. O genoma, simultaneamente, representa o compêndio integral do material genético de um organismo, abrangendo todas as informações genéticas na determinação de suas características e funções.

Essa abordagem, então, permite uma compreensão mais profunda da composição genética de organismos, revelando insights valiosos sobre sua biologia, evolução e potencial impacto em processos biológicos fundamentais.

Em conclusão, a interseção entre a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, e a medicina tem proporcionado avanços notáveis em prol da vida humana. A rápida evolução de ferramentas genômicas e o emprego da IA em análises complexas estão não apenas acelerando a descoberta de novos tratamentos, mas também contribuindo para uma medicina mais personalizada e eficaz.


Referência: Portal Olhar Digital.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1