Autoteste para Covid-19 e Influenza aprovado nos EUA

A expectativa é que o Autoteste para Covid e Influenza A e B seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil também.

Em fevereiro, o Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de medicamentos, aprovou o autoteste em casa sem receita médica para influenza A e B e coronavírus. Dessa forma, espera-se que o produto também seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

O autoteste

spx-clinica-spx-imagem-autoteste-covid-influenza (1)

O teste Lucira Covid-19 & Flu Home Test 9 fornece resultados de amostras de swab nasal em 30 minutos. A aprovação emergencial ocorre pelo aumento de casos de influenza A e B, bem como da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) durante o inverno americano.

Jeff Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica do FDA, afirma:

“A autorização do primeiro autoteste para detecção da Influenza A e B, juntamente com o novo coronavírus, é um marco importante no acesso do consumidor a testes de diagnóstico em casa. O FDA apoia fortemente a inovação no desenvolvimento de testes. Estamos ansiosos para continuar promovendo um maior acesso a testes domésticos de doenças infecciosas para melhor atender às necessidades de saúde pública. Continuamos comprometidos em trabalhar com desenvolvedores de testes para apoiar o objetivo comum de obter mais precisão e confiabilidade para os americanos que precisam deles.”

O Autoteste para Covid-19 e Influenza consiste em coletar uma amostra com um swab nasal e girá-lo em um frasco que é inserido na unidade de teste. Assim, em menos de 30 minutos, a unidade de teste exibe os resultados para cada uma das três enfermidades, indicando se a pessoa é positiva ou negativa. Entretanto, é importante relatar todos os resultados ao seu médico para relatórios de saúde pública e receber os cuidados médicos adequados.

De acordo com testes realizados em indivíduos sintomáticos, o Lucira Covid-19 & Flu Home Test apresentou uma precisão de

  • 99,3% para amostras negativas;
  • 90% para positivas de Influenza A;
  • 100% para negativas;
  • 88,3% para positivas de covid-19;
  • 99,9% para amostras negativas de Influenza B.

Referência: PEBMED (Portal de Atualização em Medicina no Brasil) 

Siga a SPX nas redes sociais 

Gostou? Siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde! Clique aqui e nos siga nas redes.

Spx-imagem-spx-clinica-redes-sociais-instagram-twitter-facebook-youtube-linkedin

Artigos Relacionados

1