spx-clinica-spx-imagem-tuberculose- aumento-casos (2)

Brasil registra 78 mil novos casos de Tuberculose

De acordo com o Ministério da da Saúde, 48% das famílias brasileiras afetadas pela Tuberculose apresentam gastos de até 20% acima da sua renda


Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve um aumento de 4,9% novos casos de Tuberculose, no final de dezembro de 2022, totalizando 78 mil casos. Os estados que apresentaram novos casos da doença foram Amazonas (com 84,1), Rio de Janeiro (75,9 e Roraima (68,6). Além disso, o país registrou um recorde de 5 mil óbitos pela enfermidade em 2021, sendo o maior registro nos últimos dez anos. 

A Tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais causa mortes no mundo. Ficando atrás apenas da Covid-19, e é a principal causa de morte entre pessoas que vivem com HIV e Aids.

De acordo com estudos, homens entre 20 e 64 anos possuem três vezes mais chances de contrair Tuberculose do que mulheres. E no último ano, o Brasil registrou 2,7 mil casos da doença em menores de 15 anos, sendo que crianças com até quatro anos representam 37%.

spx-clinica-spx-imagem-tuberculose- aumento-casos (1)

É importante lembrar que a Tuberculose é uma doença que pode ser prevenida, tratada e curada. Ela afeta principalmente as populações mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, comunidades indígenas, refugiados, portadores do vírus HIV e AIDS, e presidiários.

O Ministério da Saúde divulgou números que mostram 48% das famílias brasileiras afetadas direta ou indiretamente pela Tuberculose, e apresentam gastos que comprometem mais de 20% da renda familiar.

Referência: PEBMED (Portal de Atualização em Medicina no Brasil) 

Siga a SPX nas redes sociais 

Gostou? Siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde! Clique aqui e nos siga nas redes.

Artigos Relacionados

1