spx-clinica-spx-imagem-cancer-de-intestino

Câncer de Intestino vira Preocupação para Adultos e Jovens

Entenda os riscos e sintomas do câncer de intestino, fator que causou aumento no número de internações nos últimos anos


Também conhecido como câncer colorretal, o câncer de intestino é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É um tipo de câncer que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou no reto, sendo caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado de células no revestimento interno do intestino, formando tumores que podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos).

Tour 360

Ao mesmo tempo, cabe destacar que infelizmente essa doença vem apresentando um aumento preocupante entre os jovens e adultos, uma tendência que está chamando a atenção da comunidade médica e da sociedade em geral. O câncer de intestino, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil.

Ainda em levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o número de internações por esse fator aumentou 64% nos últimos dez anos.

Como o câncer de intestino se desenvolve?

spx-clinica-spx-diagnostico-foto-intestino

O câncer de intestino pode se desenvolver a partir de pólipos, pequenos crescimentos anormais na parede do intestino. Nem todos os pólipos se tornam cancerosos, portanto, alguns podem sofrer alterações genéticas e se transformar em câncer ao longo do tempo. Desse modo, a detecção e remoção desse tecido anormal durante exames de rastreamento podem ajudar na prevenção do câncer de intestino.

Os principais tipos de pólipos relacionados são os adenomatosos, que têm maior probabilidade de se tornarem malignos. Eventualmente, eles são removidos durante a colonoscopia, não apenas como uma medida preventiva contra o câncer, mas também para evitar que se desenvolvam.

Com o tempo, as células anormais nos pólipos, por outro lado, podem se multiplicar e formar um tumor maligno, que invade as camadas mais profundas do intestino. O câncer de intestino também pode se espalhar para os gânglios linfáticos próximos ou para órgãos distantes através da corrente sanguínea ou do sistema linfático, processo conhecido como metástase.

Causas e prevenções

De acordo com dados levantados pelo Inca, espera-se que ocorram mais de 45 mil casos de câncer de intestino por ano durante o período de 2023 a 2025. O instituto ainda aponta que são esperados cerca de 20 novos casos a cada 100 mil homens e aproximadamente 21 a cada 100 mil mulheres. 

Além disso, cada ocorrência de câncer colorretal pode apresentar características individuais, e o desenvolvimento da doença pode variar de pessoa para pessoa. Logo, é fundamental realizar exames de rastreamento e estar atento aos sintomas, buscando um diagnóstico precoce para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Os métodos mais comuns de identificação e diagnóstico que permitem visualizar o intestino, detectar possíveis tumores e confirmar o diagnóstico da doença são através dos exames de rastreamento e de imagem, da colonoscopia e da biópsia.

Definitivamente, se alimentar adequadamente é mais um hábito que desempenha um papel fundamental contra esse tipo de câncer. A adoção de uma dieta equilibrada e saudável, como optar por alimentos com fibras e reduzir o consumo de gorduras saturadas, por exemplo, é essencial, além de trazer benefícios para a saúde como um todo.

Principais sintomas e fatores

spx-clinica-spx-diagnostico-sintomas-intestino

Fatores de risco associados ao câncer de intestino incluem histórico familiar da doença, idade acima de 50 anos, dieta pobre em fibras e rica em gorduras, sedentarismo, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Lembre-se que, acima de tudo, essa doença também pode ocorrer em indivíduos sem esses fatores de risco.

Já os sintomas podem variar de acordo com a localização e estágio do tumor, isso porque nem todas as pessoas apresentam indícios no estágio inicial da doença. No entanto, alguns dos principais indicativos associados ao câncer de intestino incluem:

1. Mudanças no hábito intestinal: Isso pode incluir diarreia persistente, constipação frequente ou alternância entre episódios de diarreia e constipação.

2. Presença de sangue nas fezes: Sangramento retal, sangue nas fezes ou fezes escuras podem indicar a presença de câncer de intestino.

3. Dor abdominal persistente: Dor ou desconforto crônico no abdômen, muitas vezes associado à região do intestino afetada pelo tumor.

4. Fraqueza ou fadiga inexplicável: Cansaço constante e falta de energia podem ser sinais de câncer de intestino.

5. Perda de peso sem motivo aparente: Perda de peso significativa e involuntária sem alterações na dieta ou no nível de atividade física.

6. Anemia: Redução dos níveis de hemoglobina no sangue, o que pode levar a sintomas como fadiga, palidez e falta de ar.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde! 

spx-clinica-spx-diagnostico-redes-sociais

Artigos Relacionados

1