- 14 de maio de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Estudo: Uso de Celular Afeta Quantidade de Espermatozoides?
Entenda como o uso frequente do celular afeta quantidade de espermatozoides, de acordo com um estudo recente
O uso frequente do celular ao longo do dia pode ter um impacto significativo na produção de espermatozoides masculinos, levando a uma redução na concentração e na quantidade total de esperma. Logo, isso pode afetar diretamente o potencial reprodutivo dos homens, uma vez que a concentração seminal é um indicador crucial nesse aspecto.
Essa descoberta foi feita em uma pesquisa conduzida pela Universidade de Genebra, na Suíça, em colaboração com o Instituto de Saúde Pública e Tropical, e os resultados foram recentemente publicados na revista Fertility and Sterility.
Como o Uso de Celular Afeta Quantidade de Espermatozoides?
De antemão, os pesquisadores analisaram dados de 2.886 homens, recrutados para o serviço militar entre 2005 e 2018, com idades entre 18 e 22 anos. Além de coletar amostras de sêmen, os participantes responderam a um questionário detalhado sobre seus hábitos de vida e saúde, incluindo o uso do celular e onde o mantinham quando não estavam usando.
Os resultados revelaram que os homens que acessavam seus telefones mais de 20 vezes por dia tinham uma concentração média de espermatozoides e uma contagem total significativamente menor em comparação com aqueles que usavam menos o aparelho.
Esses resultados indicam um aumento de 30% no risco de apresentar parâmetros abaixo dos valores mínimos de normalidade estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a concentração espermática e um aumento de 21% no risco de ter uma contagem total de espermatozoides abaixo desses valores mínimos.
Mas, Por Que Isso Acontece?
Embora o estudo evidencie a associação entre o uso frequente do celular e a redução na quantidade de espermatozoides, ainda não há um entendimento completo sobre os mecanismos por trás desse fenômeno.
“Uma das hipóteses seria a interferência das ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos em uso. […] Elas podem provocar um aquecimento na região onde está o celular e esse calor poderia ser uma das causas de prejuízo na produção de espermatozoides.”, explica Daniel Suslik Zylbersztejn, urologista especializado em reprodução humana do Hospital Israelita Albert Einstein e médico coordenador do Fleury Fertilidade.
Os pesquisadores, além disso, observaram que os homens com menor concentração e contagem total de espermatozoides tendiam a ser aqueles que também relataram hábitos como fumar e consumir álcool em quantidades mais elevadas, em comparação com os demais participantes do estudo.
“Esse trabalho tem um impacto interessante. Nem todos os homens nascem com o mesmo potencial de produção dos espermatozoides. E o estudo mostra que eles podem ser afetados de forma mais importante com o uso mais frequente do celular. Em homens já suscetíveis, com uma espermatogênese mais frágil, o uso constante do celular acaba tendo um papel mais relevante na redução do potencial de produção”.
Daniel Zylbersztejn
Há Impacto Quanto ao Local em que o Celular Está Guardado?
Quanto ao local de armazenamento do celular quando não estava em uso, a maioria dos homens (85,7%) relatou que o colocavam no bolso da calça, enquanto uma pequena proporção (4,6%) o guardava em jaquetas ou em outros locais, e cerca de 9,7% optavam por deixá-lo em um local fora do corpo.
No entanto, o estudo não encontrou associação entre o volume do sêmen, a motilidade e a morfologia dos espermatozoides com a posição do celular quando não estava sendo utilizado.
“Do ponto de vista de cuidado, a gente pede que o homem não deixe o celular em uso dentro do bolso (para ouvir músicas, por exemplo) porque o aparelho aquece, vai liberar mais ondas eletromagnéticas próximas do testículo e isso não é adequado. A nossa orientação é, sempre que possível, tirar o celular do bolso e colocar numa mesa, mais longe do corpo”, alerta Zylbersztejn.
Referência: CNN Brasil.
Siga a SPX nas Redes Sociais!
Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!
Últimas Notícias
Entenda os Riscos de Ficar Sentado por Muito Tempo
Você já parou para pensar sobre os riscos de ficar sentado por muito tempo? Saiba que até seu coração pode estar em perigo!
Alerta: Casos de AVC em Jovens no Brasil Crescem 18%
Relatório de revista científica aponta um aumento preocupante de casos de AVC em jovens no Brasil; número chega a quase 15% no mundo todo
Como a Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres?
Estudo relata de que forma a glicemia descontrolada afeta o cérebro das mulheres e compromete as funções cerebrais
Estudo Inédito: 1 em Cada 30 Crianças Brasileiras Tem Autismo
Crianças brasileiras tem autismo com alguma frequência, segundo pesquisa realizada no Rio Grande do Sul (RS)
Como a Locação de Equipamentos pode Otimizar Seus Serviços?
Entenda quais os benefícios e de que forma a locação de equipamentos pode otimizar seus serviços e a clínica como um todo!
Quais as Causas da Osteomielite? Veja Tudo Sobre essa Condição
Você já ouviu falar sobre essa condição? Entenda quais as causas da osteomielite e saiba como se prevenir desse problema