spx imagem spx clinica Check-Up Feminino principais exames gineco ginecologia ginecologista

Check-up Feminino: principais exames

O Check-up feminino é uma grande ferramenta na prevenção de doenças às mulheres, porém, mesmo que a maioria dos Check-ups tenha uma relação com o ginecologista, outros especialistas também participam dessa bateria de exames conforme a necessidade.

Quando começam os check-ups femininos? 

Primeiramente, a idade em que se iniciam as avaliações periódicas está ligada à época da primeira menstruação, ou seja, está presente em toda a idade reprodutiva da mulher e continua durante a menopausa. Dessa forma, é um consenso médico que a frequência desses exames completos é que devem ser feitos sempre que necessário. 

TAU

Essa indicação vale, principalmente, para pessoas grávidas, doentes crônicos, pacientes oncológicos e imunodeprimidos, elas não podem adiar seus check ups de jeito nenhum.

Quer entender melhor quais são essas avaliações periódicas para mulheres? Por isso, separamos abaixo alguns deles! 

Ginecologista

Ao consultar o ginecologista, o profissional irá averiguar o histórico familiar e pessoal da paciente, realizando exames para posteriormente investigar a causa de algum problema. Em seguida, o médico indica o tratamento adequado e também o melhor método contraceptivo.

A análise ginecológica normalmente envolve a avaliação da região pélvica, que inclui o Papanicolau para rastrear o câncer de colo de útero. Além de solicitar, por vezes, exames de ultrassonografia das mamas, mamografia e ultrassonografia pélvica.

Em síntese, os sintomas avaliados pelo médico são:

  • Dor na relação sexual;
  • Problemas de corrimento;
  • Suspeita de Gravidez
  • Prevenção de doenças relacionadas ao aparelho reprodutor.

Mamografia

É o principal exame de imagem e serve para diagnosticar o câncer de mama. Assim, a mamografia funciona como uma radiografia das mamas, permitindo a identificação de nódulos e lesões mamárias. Nesse sentido, é estimado que 1 a cada 10 mulheres desenvolvem câncer de mama, por isso, realizar a mamografia é indicado pelos especialistas pois 95% dos casos, caso sejam diagnosticados precocemente, na maioria das vezes têm chances maiores de cura. 

Desse modo, ela deve ser realizada anualmente após os 40 anos. Entretanto, em mulheres com histórico de câncer de mamana família, por exemplo, sugere-se que a partir dos 35 anos de idade o exame seja feito anualmente.

Check Up

Vulvoscopia

Esse exame usa a imagem ampliada que analisa a vulva, a parte externa do sistema reprodutor da mulher. Por isso,  um colposcópio é usado no procedimento para ampliar a visualização da região da vulva, conseguindo aumentar de 10 a 40 vezes a imagem.

Essa região engloba: a região pubiana, clitóris, grandes lábios, sulcos interlabiais, pequenos lábios, intróito e a região perineal.

Dessa forma, o objetivo do exame é melhorar a visualização dessa região para diagnósticos de, por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis, elas são: 

  • Dermatites; 
  • Lesões na mucosa (região do introito); 
  • Lesões por HPV; 
  • Doenças vulvares causadas por outras infecções; 
  • Lesões suspeitas de malignidade na vulva causadas ou não por HPV (raro).  

Colposcopia

A Colposcopia avalia a saúde do colo do útero e vagina. Frequentemente,  esse exame verifica alguma lesão suspeita de infecção viral e bem como a avaliação da vulva também é feita durante o procedimento, pois o local faz parte do trato genital inferior.

Nesse sentido, o exame pode identificar: 

  • Inflamação do colo do útero;
  • Dor pélvica, pólipos benignos;
  • Sangramentos;
  • Verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

Por vezes, a Colposcopia e o Papanicolau são exames complementares. 

Papanicolau

O exame é feito para detectar alterações nas células do colo do útero. Do mesmo modo, é a principal estratégia para detectar lesões precocemente, de forma que sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito e reduz a mortalidade por câncer de colo de útero.

É um exame preventivo indolor, simples e rápido, ele é feito: 

  • Para a coleta do material, um instrumento chamado espéculo é introduzido  na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);
  • Depois, é feita inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero pelo médico; 
  • A seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;
  • As células colhidas são colocadas numa lâmina e vão para análise em laboratório especializado em citopatologia.

Além de detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero e a infecção de HPV, o Papanicolau indica outras lesões que podem ser tratadas. 

Exames de Análises Clínicas 

Mesmo que boa parte dos exames preventivos femininos tenham relação com a saúde genital, todavia,  há também importantes exames clínicos que devem ser feitos: 

  • Hemograma: Esse exame identifica no seu sangue a quantidade de plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos e assim, identificando anemias, leucemias e outras doenças;
  • Colesterol: Exame feito para averiguar os valores de colesterol no organismo, dessa forma,  pode identificar LDL, VLDL e HDL;
  • Albumina: É considerada a proteína mais importante do plasma humano por se apresentar em maior quantidade no sangue. Esse exame verifica a nutrição do paciente e auxilia no diagnóstico de doenças renais e hepáticas;
  • Creatinina e ureia: Ambas as substâncias indicam o quão bom é o funcionamento dos rins, por isso, estar com eles em excesso pode indicar não funcionamento satisfatório do órgão;
  • Glicose: Esse exame indica a quantidade de açúcar no sangue, desse modo, é muito importante para o diagnóstico do diabetes;
  • Vitamina D: Esse exame é muito solicitado, principalmente para idosos, pois mede a capacidade de absorção da vitamina que ajuda na mineralização dos ossos.

Tem na SPX? 

Sim. Na SPX Santana de Parnaíba você encontra a maioria desses exames e coloca sua Saúde em dia! Marque seus exames clicando aqui! 

Siga SPX nas redes sociais e fique sempre atualizado:

Instagram: @spxclinica

Facebook: SPX Clínica

Linkedin: SPX Diagnósticos por Imagem

Artigos Relacionados

1