Santana de Parnaíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Santana de Parnaíba
11 | 97547-2518

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 9234-6918

Novas tendências

Conheça as tendências do setor da saúde para 2022!

Nos últimos anos, estamos observando a entrada cada vez maior da tecnologia na saúde. Entretanto, desde 2020, a pandemia da COVID acelerou a adoção de métodos alternativos para o enfrentamento da doença e ao mesmo tempo enfrentar as demais enfermidades. Novas necessidades para clientes e profissionais, um nível de exigência elevado e a inteligência artificial tem modificado o setor de saúde.

Com os impactos da COVID-19, é possível dizer que que a área da saúde se desenvolveu mais do que nos últimos 10 ou 20 anos. Pelo contexto, as iniciativas de apoio e fomento evoluíram com a abertura de novas fontes de financiamento público. A saúde digital hoje é a uma realidade.

Separamos as principais tendências deste ano, saiba quais foram essas mudanças.

Foco no cliente

A COVID-19 estabeleceu uma rota nos termos da saúde digital com uma experiência contínua nos atendimentos médicos. Uma consulta personalizada e centrada no paciente pode melhorar consideravelmente a experiência médica.

Telemedicina

A telemedicina chegou para ficar e estará em alta em 2022. Após a ampliação do uso no Brasil, por meio da portaria 467 do Ministério da Saúde, onde foram liberadas consultas, emissão de receitas, diagnósticos, laudos de exames e atestados médicos à distância via internet.

Assim, é possível atender pacientes em locais remotos, realizar mais consultas e reduzir os custos. Porém, para acompanhar esse processo, a evolução na segurança de dados dos pacientes deve ser constante.

Inteligência artificial

A inteligência artificial na saúde é umas principais tendências tecnológicas que se mantêm neste ano. Os testes tem se apresentado como positivos e promissores, o que comprova um futuro cada vez mais tecnológico e que se orienta por dados.

Por exemplo, as ferramentas utilizam um princípio de aprendizado de máquina. O objetivo é observar os dados e encontrar padrões, dessa forma, melhores resultados são fornecidos.

Robótica

Até 2025, de acordo com o Zion Market Research, o investimento mundial em robótica na saúde, aumentará em 20%.

A tecnologia produz diversas vantagens aos médicos e instituições de saúde, com procedimentos cada vez mais precisos e reprodutíveis. É evidente que o conhecimento médico aliado à robótica faz o procedimento tornar-se mais seguro, rápido, com menos dor e trauma ao paciente.

Podemos empregar a tecnologia em robôs-cirurgiões e até softwares médicos. A área oftalmológica é uma das áreas em que mais são auxiliadas, usando sistemas que aumentam a visualização do olho durante as cirurgias oftalmológicas.  

Tecnologia

Realidade aumentada e realidade virtual

Ferramentas de AR e VR vão muito além do entretenimento. Na saúde, essas tecnologias podem tratar doenças físicas e psicológicas. Podemos ver ferramentas de reabilitação desenvolvidas para ajudar pacientes vitimas de derrame e deficiências corporais com o uso dos óculos de realidade virtual.

Gostou do texto? Siga SPX nas redes sociais e fique sempre atualizado:

Instagram: @spxclinica

Facebook: SPX Clínica

Linkedin: SPX Diagnósticos por Imagem

Enable Notifications    OK No thanks