spx-clinica-spx-imagem-aplicativo-que-pode-diagnosticar-autismo

Conheça o Aplicativo que Pode Diagnosticar Autismo em Crianças

O SenseToKnow utiliza inteligência artificial e é um aplicativo que pode diagnosticar autismo em crianças de até três anos


Pesquisadores da Universidade de Duke, localizada nos Estados Unidos, criaram o SenseToKnow, que em suma, trata-se de um aplicativo que pode diagnosticar autismo em crianças com até três anos de idade. Fundamentado em Inteligência Artificial (IA), contudo, ele ainda está sob avaliação.

Geraldine Dawson, diretora do Duke Center for Autism and Brain Development e uma das autoras do estudo, salientou que “essa ferramenta de triagem capta uma ampla gama de comportamentos, refletindo com maior precisão a complexidade e a variação que o autismo apresenta.

Como Esse Aplicativo que Pode Diagnosticar Autismo Funciona?

spx-clinica-spx-imagem-como-o-aplicativo-funciona

O aplicativo, implantado em tablets, opera através da coleta de dados comportamentais gerados a partir da interação da criança com o programa. Assim, o aplicativo analisa informações relacionadas à expressão facial, reconhecimento facial, posicionamento e movimentação da cabeça e dos olhos, por exemplo.

Além disso, de acordo com os pesquisadores, o aplicativo demonstra a capacidade de prever a probabilidade de diagnóstico de autismo na criança, baseado nesses dados analisados.

Estudo Feito

Nos dados iniciais publicados de um estudo que incluiu 475 crianças com idades entre 17 e 36 meses, 49 das quais receberam posteriormente o diagnóstico de autismo e 98 apresentaram atrasos no desenvolvimento não relacionados ao autismo. Envolveu 269 meninos e 206 meninas, e o aplicativo SenseToKnow não apresentou diferenças significativas de resultados entre os subgrupos de gênero, raça ou etnia.

O aplicativo ainda demonstrou uma sensibilidade de 87,8% na detecção do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e uma especificidade de 80,8%. Segundo os pesquisadores, os participantes que obtiveram um resultado positivo para autismo na triagem pelo aplicativo tinham uma probabilidade de 40,6% de receber o diagnóstico.


Referência: Portal PEBMED.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1