spx-clinica-spx-imagem-crescimento-de-cancer-colorretal

Alerta: Crescimento de Câncer Colorretal em Pessoas Até 50 Anos

Fique por dentro dos números e confira o preocupante crescimento de câncer colorretal em pessoas de até 50 anos!

 

O câncer colorretal, em primeiro lugar, é uma das doenças mais significativas em termos de impacto na saúde e na qualidade de vida. Em síntese, os casos se mantém relativamente estáveis entre os mais velhos em muitas partes do mundo, proporcionalmente representando a maioria dos afetados. No entanto, as taxas de incidência começaram a aumentar rapidamente entre pessoas com menos de 50 anos.

Esse cenário, analogamente, tem sido descrito por médicos como um fenômeno alarmante e preocupante, com repercussões globais que merecem atenção. Os termos “problema global” e “alerta mundial” foram utilizados por especialistas em entrevistas concedidas à BBC News Brasil para ilustrar a gravidade desse cenário.

Por Que se Preocupar com o Crescimento de Câncer Colorretal?

spx-clinica-spx-imagem-dados-crescimento-de-cancer-colorretal

Essa discrepância nas estatísticas já desencadeou algumas alterações nas políticas de saúde pública. Nos Estados Unidos, por exemplo, um dos primeiros países a identificar esse fenômeno, a idade recomendada para a realização de exames preventivos capazes de detectar o câncer colorretal em estágios iniciais foi reduzida de 50 para 45 anos.

No Brasil, por sua vez, dados preliminares obtidos pela reportagem também sugerem um aumento da incidência da doença em faixas etárias mais jovens.

“Se você comparar os números atuais com a taxa que tínhamos há 30 anos, alguns trabalhos chegam a apontar um aumento de 70% na incidência de câncer colorretal em pacientes jovens“, aponta Paulo Hoff, oncologista clínico e presidente da Oncologia D’Or.

Atenção Especial aos Números

Nesse sentido, um relatório da Sociedade Americana de Câncer, divulgado no início de 2023, revelou que 20% dos diagnósticos de câncer colorretal nos Estados Unidos em 2019 ocorreram em pacientes com menos de 55 anos.

Essa proporção representa o dobro do que era observado em 1995. Os autores do documento igualmente estimaram que as taxas de detecção dessa doença em estágios avançados aumentaram cerca de 3% ao ano entre indivíduos com menos de 50 anos.

No Brasil, há um aumento, mas isso ainda ocorre em todas as faixas etárias:

“A gente observa que, no ano 2000, havia em torno de 5 casos desse tumor por 100 mil habitantes entre homens de 20 a 49 anos. Em 2017, tivemos cerca de 6 casos. Isso é algo estatisticamente significativo”.

– Marianna Cancela, epidemiologista e pesquisadora titular da Vigilância e Análise de Situação da Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do Inca.

Projeções

As metas estabelecidas pelas Nações Unidas para a redução da mortalidade por câncer não devem ser alcançadas em nenhum dos tipos tumorais no Brasil. Portanto, a maioria deles apresentará uma redução significativa na mortalidade quando comparados os períodos de 2011-2015 e 2026-2030.

Contudo, a exceção a essa tendência é o câncer colorretal, que apresenta previsão de aumento nos óbitos no futuro, tanto entre homens quanto entre mulheres.

Afinal, O Que Explica Esse Cenário?

spx-clinica-spx-imagem-motivo-crescimento-de-cancer-colorretal

De acordo com Hoff, embora haja diversas hipóteses e teorias para explicar esse aumento preocupante, nenhuma delas foi definitivamente confirmada até o momento. Uma delas sugere o impacto em aspectos do estilo de vida, incluindo uma dieta cada vez mais composta por alimentos ultraprocessados em detrimento de produtos naturais, além do aumento do sedentarismo.

Se essa hipótese se confirmar, estamos diante de um quadro alarmante, uma vez que os produtos industrializados se tornaram a base da alimentação moderna, inclusive da merenda escolar das crianças“, comenta Aguiar Jr, oncologista e líder do Centro de Referência de Tumores Colorretais do A.C. Camargo Cancer Center

Outro ponto a ser considerado é o possível efeito de certas práticas, bem como o uso indiscriminado de antibióticos, seja na esfera do tratamento direto de pessoas ou na produção agropecuária, aplicado em aves e bovinos, como observa o médico Alexandre Jácome.

Por Outro Lado…

Apesar da crescente preocupação com o aumento de casos entre os indivíduos mais jovens, há uma boa notícia: o prognóstico do câncer colorretal tem apresentado melhorias significativas. De antemão, esses avanços são atribuídos principalmente às técnicas cirúrgicas, que têm sido a primeira opção de tratamento para casos iniciais da doença.

Além disso, novos medicamentos foram desenvolvidos para auxiliar no combate ao câncer em estágios mais avançados, incluindo agentes quimioterápicos e imunoterápicos.

Embora as taxas de sucesso diminuam em casos de câncer colorretal metastático, ou seja, quando a doença se espalha para outras partes do corpo, houve uma melhora considerável nas últimas décadas no tratamento dessas situações mais graves.


Referência: Portal G1.

Siga a SPX nas Redes Sociais!

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Últimas Notícias

1