spx-clinica-spx-imagem-dengue-pode-trazer-riscos-ao-sistema-nervoso-central

Estudo: Dengue Pode Trazer Riscos ao Sistema Nervoso Central

Neurologistas confirmam que a doença da dengue pode trazer riscos ao sistema nervoso central, acarretando em algumas condições

 

Em suma, a dengue é conhecida por sintomas como febre alta, manchas vermelhas pelo corpo e dor nas articulações e atrás dos olhos. No entanto, os perigos da doença podem se manifestar tempos depois, mesmo sem a ocorrência imediata dos sintomas clássicos. Agora, é importante estar ciente de que a dengue pode trazer riscos ao sistema nervoso central!

Em outras palavras, segundo a neurologista Marzia Puccioni, de 1% a 20% dos pacientes infectados podem apresentar complicações bem como encefalite, mielite, meningite e síndrome autoimune de Guillain-Barré.

A Dengue Pode Trazer Riscos ao Sistema Nervoso Central?

spx-clinica-spx-imagem-dengue-sistema-nervoso-central

Denominada por especialistas e pesquisadores como dengue neurológica, essa variante da doença, de antemão, é considerada rara e ocorre quando o vírus invade o sistema nervoso, afetando o cérebro ou a medula, podendo, em muitos casos, causar danos irreversíveis.

“Quando os sinais de inflamação neurológica aparecem é porque essa inflamação já está grave”, destaca Mauricio Hoshino, neurologista do Hospital Santa Catarina – Paulista.

O vírus da dengue é composto por quatro sorotipos distintos – DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4 -, no entanto, estudos até o momento identificaram problemas neurológicos sobretudo nos sorotipos 2 e 3. Em contrapartida, não há uma explicação científica definitiva para esse fenômeno.

Casos de Dengue no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, no dia 16 de fevereiro, que o Brasil contabilizou 555.583 casos suspeitos de dengue, com 94 mortes confirmadas devido à doença. Além disso, outras 381 mortes estão sendo investigadas para determinar sua relação com a dengue.

De maneira idêntica, a maioria dos casos suspeitos é composta por mulheres, representando 54,9%, em comparação com 45,1% dos homens. A faixa etária mais afetada, sobretuo, é de adultos entre 30 e 39 anos, com 59.097 casos em mulheres e 49.526 em homens.

Conheça as Vacinas Disponíveis na SPX!

Acima de tudo, disponibilizamos uma ampla gama de vacinas com o intuito de preservar a sua saúde. Com o recorrente aumento dos casos de dengue, por exemplo, é mais importante do que nunca proteger-se contra essa doença.

A vacinação não apenas protege você, mas também ajuda a reduzir a propagação da doença, tornando nossa cidade um lugar mais seguro para todos. Atualize sua carteirinha e vacine-se contra Meningite, Hepatite, Influenza, HPV e muito mais!

Clique aqui e conheça todas as nossas Vacinas disponíveis!

 

Referência: Portal PEBMED.

Siga a SPX nas Redes Sociais!

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1