spx-clinica-spx-imagem-descoberta-de-novo-grupo-sanguineo

Descoberta de Novo Grupo Sanguíneo: Saiba Tudo!

Uma pesquisa realizada por britânicos aponta para a descoberta de novo grupo sanguíneo e coloca fim em um mistério. Entenda!

 

Pesquisadores do NHS Blood and Transplant, do International Blood Groups Reference Laboratory, e da Universidade de Bristol, no Reino Unido, a princípio, publicaram na revista científica Blood um estudo que resolve um enigma de mais de 50 anos.

Em suma, eles descobriram o grupo sanguíneo MAL, que permite identificar e tratar pessoas que não possuem um antígeno raro chamado AnWj. Esse antígeno, eventualmente, foi inicialmente detectado em duas pessoas, Anton e Wj, que se tornaram referência para o mapeamento da ausência dessa proteína.

O Que Evidencia a Descoberta de Novo Grupo Sanguíneo?

spx-clinica-spx-imagem-pesquisa-descoberta-de-novo-grupo-sanguineo

O estudo publicado como pré-impressão revela, acima de tudo, o MAL como o 47º sistema de grupo sanguíneo, identificando o antígeno AnWj. O grupo é caracterizado pela presença da proteína Mal na superfície dos glóbulos vermelhos.

Indivíduos que são AnWj-negativos apresentam uma versão incompleta dessa proteína, o que pode ser causado por fatores hereditários ou estar relacionado a distúrbios hematológicos e alguns tipos de câncer.

Em casos de transfusões, se uma pessoa AnWj-negativa receber sangue AnWj-positivo, pode ocorrer uma reação adversa. Sobretudo, a descoberta abre caminho para novos testes de genotipagem que ajudam a identificar esses indivíduos raros, minimizando os riscos de complicações durante transfusões.

Herança Rara e Complexidade nos Antígenos

Por analogia, os pesquisadores analisaram cinco indivíduos que eram AnWj negativos. Isso incluiu, por exemplo, uma mulher que havia participado do estudo original de 1972, que identificou pela primeira vez o AnWj negativo.

A forma hereditária do grupo foi observada em uma família árabe-israelense. No entanto, ainda não foram avaliadas as origens étnicas de todos os casos, então não se sabe se há uma prevalência maior em alguma etnia específica.

Os grupos sanguíneos são bastante complexos. Os sistemas mais conhecidos são o ABO e o Rh. Em cada sistema, os glóbulos vermelhos podem ter antígenos específicos na sua superfície. Atualmente, cabe destacar, existem 47 sistemas de grupos sanguíneos reconhecidos, com um total de 360 antígenos diferentes mapeados.

Referência: BBC News Brasil.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1