- 17 de dezembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Tecnologia: Detector de Raios-X Inovador com Radiação Reduzida
Cientistas desenvolvem detector de Raios-X inovador capaz de tornar os exames mais seguros, sem comprometer a qualidade da imagem
De antemão, cientistas revelaram, nas primeiras semanas de novembro de 2024, uma descoberta significativa para a medicina. Em suma, trata-se de um novo detector de raios X que produz imagens de alta qualidade com doses muito menores de radiação.
A pesquisa, conduzida por especialistas da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah (KAUST), na Arábia Saudita, foi publicada na revista científica ACS Central Science. A inovação, sobretudo, promete tornar os exames de raios X mais seguros, reduzindo a exposição à radiação sem prejudicar a clareza das imagens obtidas.
Desenvolvimento de um Detector de Raios-X Inovador
Para alcançar esse avanço, os cientistas começaram ajustando a sensibilidade dos detectores de raios X. Assim, eles buscaram minimizar a chamada “corrente escura”, uma interferência causada por pequenos movimentos de elétrons no material do detector, que prejudica a nitidez das imagens.
Para superar esse ruído, então, os pesquisadores projetaram uma nova configuração para os detectores. O objetivo era claro: reduzir a quantidade de radiação necessária para gerar imagens de alta qualidade.
A solução encontrada foi usar cristais de “perovskita de brometo de chumbo metilamônio“. Desde já, esses cristais possuem uma estrutura única que aumenta a eficiência na detecção de raios-X, permitindo imagens mais nítidas com menor exposição à radiação.
Utilização de Modelo de Cascata
Ainda assim, para aprimorar ainda mais o desempenho dos detectores, os pesquisadores configuraram os cristais em um modelo de cascata. Nessa disposição, os cristais são alinhados estrategicamente para trabalhar em conjunto, otimizando a captação da energia dos raios X.
Como resultado, essa inovação aumentou significativamente a sensibilidade do detector, permitindo identificar sinais muito sutis que passam despercebidos pelos detectores tradicionais.
"Esse avanço reduz os limites de detecção e abre caminho para imagens médicas e um monitoramento industrial mais seguro e eficiente em termos de energia."
– Omar F. Mohammed, autor principal do estudo
Otimismo para o Futuro
Uma imagem divulgada com o estudo ilustra o potencial do novo detector. Ela exibe detalhes minuciosos, bem como uma agulha de metal atravessando uma framboesa e a parte interna de um cabo USB, captados com excelente qualidade mesmo utilizando doses reduzidas de radiação.
Apesar do avanço, o sistema ainda apresenta limitações. Ele é mais eficaz em condições específicas e não pode ser aplicado em todos os tipos de exames ou equipamentos. Além disso, embora os resultados sejam animadores, a tecnologia precisa ser aprimorada para se tornar mais versátil e amplamente utilizável.
Referência: Portal G1.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias
Entenda os Riscos de Ficar Sentado por Muito Tempo
Você já parou para pensar sobre os riscos de ficar sentado por muito tempo? Saiba que até seu coração pode estar em perigo!
Alerta: Casos de AVC em Jovens no Brasil Crescem 18%
Relatório de revista científica aponta um aumento preocupante de casos de AVC em jovens no Brasil; número chega a quase 15% no mundo todo
Como a Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres?
Estudo relata de que forma a glicemia descontrolada afeta o cérebro das mulheres e compromete as funções cerebrais
Estudo Inédito: 1 em Cada 30 Crianças Brasileiras Tem Autismo
Crianças brasileiras tem autismo com alguma frequência, segundo pesquisa realizada no Rio Grande do Sul (RS)
Como a Locação de Equipamentos pode Otimizar Seus Serviços?
Entenda quais os benefícios e de que forma a locação de equipamentos pode otimizar seus serviços e a clínica como um todo!
Quais as Causas da Osteomielite? Veja Tudo Sobre essa Condição
Você já ouviu falar sobre essa condição? Entenda quais as causas da osteomielite e saiba como se prevenir desse problema