spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-de-bipolaridade

Diagnóstico de Bipolaridade Através de Teste Sanguíneo? Entenda

Segundo estudo realizado, o diagnóstico de bipolaridade pode ser identificado após um teste sanguíneo. Saiba mais!

 

Um estudo da Universidade de Cambridge revelou um avanço significativo no diagnóstico de bipolaridade por meio de um simples teste sanguíneo, que, desde já, tem o potencial de diagnosticar até 30% dos pacientes com esse transtorno. A bipolaridade, conhecida por sua complexidade diagnóstica, por vezes exige anos de acompanhamento psicológico e, em muitos casos, é confundida com outras condições, bem como a depressão, devido à semelhança de sintomas.

Autor principal do estudo, o Dr. Jakub Tomasik observa que os quadros bipolares frequentemente são mal diagnosticados como depressão. Além disso, a maioria das pessoas procura tratamento durante episódios de humor negativo, o que dificulta a identificação precisa do transtorno.

Sob o mesmo ponto de vista, esse avanço na detecção da condição pode representar um marco importante na capacidade de diagnóstico precoce e tratamento eficaz desse transtorno de humor.

Teste Sanguíneo e o Diagnóstico de Bipolaridade

spx-clinica-spx-imagem-teste-sanguineo-e-a-bipolaridade

Pesquisadores utilizaram amostras de um estudo conduzido no Reino Unido entre 2018 e 2020 para identificar transtorno bipolar em pacientes previamente diagnosticados com depressão. Três mil pacientes participaram do estudo online, respondendo a um questionário com 600 perguntas sobre sua saúde mental. Eventualmente, mil participantes foram escolhidos para continuar a pesquisa.

Em suma, eles foram solicitados a enviar amostras de sangue seco, obtidas a partir de uma picada no dedo. O estudo, então, analisou cerca de 600 componentes metabólicos presentes nessas amostras. Como reportado pelo site Medical Xpress, 241 pacientes foram efetivamente incluídos na pesquisa, e a análise dos dados revelou um biomarcador significativo para o transtorno bipolar.

Os resultados indicaram que as informações obtidas a partir do exame de sangue aprimoraram o diagnóstico do transtorno bipolar, especialmente em situações em que o diagnóstico não era evidente ou havia incertezas. O exame de sangue por si só detectou a bipolaridade em até 30% dos pacientes, porém, apresentou desempenho ainda mais eficaz quando combinado com uma avaliação psiquiátrica ou de saúde mental.


Referência: Portal Olhar Digital.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1