spx clinica spx imagem Doenças Cardiovasculares: quais sao os sintomas e tratamentos artigo blog saude medicina cardio vascular

Doenças Cardiovasculares: quais são os sintomas e tratamentos?

Tratadas pelos Cardiologistas, as doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos. Nesse sentido, elas podem surgir com o avanço da idade e estão relacionados a hábitos de vida pouco saudáveis, como, por exemplo, uma alimentação rica em gordura e falta de atividade física. Porém, há nesse grupo de doenças o diagnóstico no nascimento, como é o caso da cardiopatia congênita. 

É importante ressaltar que as doenças cardiovasculares sejam devidamente tratadas, além de provocarem sintomas desconfortáveis como a falta de ar, dor no peito ou inchaço no corpo, é uma das principais causas de morte no mundo. 

cardio

 Saiba abaixo os sintomas e tratamentos de algumas doenças cardiovasculares: 

Hipertensão 

Essa doença caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial, quando ela está normalmente acima de 130 x 80 mmHg, o que pode influenciar no bom funcionamento do coração. A hipertensão pode surgir devido a uma série de motivos: envelhecimento, falta de exercícios, aumento de peso ou excesso no consumo de sal. Mas a hipertensão também ocorre por situações como a diabetes ou doenças renais. 

O aumento da pressão arterial raramente causa sintomas, mas há casos percebidos sintomas como tontura, dor de cabeça, alterações na visão e dor no peito. 

O acompanhamento com o Clínico Geral ou Cardiologista é necessário para o uso de medicamentos e tratamentos indicados na prevenção de problemas maiores. 

Doenças Cardiovasculares Corpo

Infarto Agudo do Miocárdio 

O IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), ou simplesmente chamado ataque cardíaco, ocorre quando há uma interrupção da passagem de sangue pelo coração, boa parte das vezes, isso acontece devido ao acúmulo de gordura nas artérias do coração. 

Os sintoma mais característicos registrados do infarto são a intensa dor no peito, irradiando para o braço, tonturas, suores frios e mal estar.

Caso haja suspeita de infarto, a recomendação é a procura de ajuda médica o mais rápido possível, assim, inicia-se o tratamento com medicamentos para a impedir a formação de coágulos e favorecem o fluxo sanguíneo. Nesse sentido, até a cirurgia de emergência pode ser necessária. 

Insuficiência Cardíaca 

A doença é comum normalmente nas pessoas que possuem pressão alta, levando ao enfraquecimento do músculo cardiovascular e, consequentemente, dificuldade para bombear o sangue do corpo. 

Geralmente, os principais sintomas associados são o cansaço progressivo, inchaço nas pernas e nos pés, tosse seca e falta de ar. 

Indica-se o cardiologista para a recomendação de medicamentos para diminuir a pressão, como, por exemplo, remédios associados à diuréticos. Também é indicado a prática de exercício regular e a diminuição de sal para o controle da pressão e evitar o descompasso do coração. 

Cardiopatia Congênita

Essa condição pode ser descrita pelas alterações do coração durante o processo de desenvolvimento durante a gestação. O que resulta em alterações na função do coração de bebês recém nascidos. Desse modo, a cardiopatia pode ser identificada ainda no útero materno, por meio de exames de imagem como o ultrassom e do ecocardiograma. 

A cardiopatia congênita em bebês gera sintomas como a cianose, que é coloração roxa na ponta dos dedos ou nos lábios, cansaço excessivo durante as mamadas, baixo peso e menor apetite, respiração pesada e curta mesmo em repouso. Em crianças mais velhas ou adultos, o coração pode estar acelerado e gerar a boca roxa após esforços físicos. 

O tratamento varia da gravidade, o recomendado nos casos de cardiopatias congênitas graves é a realização de cirurgias ou transplante de coração nos primeiros anos de vida do bebê.  

Endocardite 

Essa doença acontece quando há uma inflamação no tecido que reveste internamente o coração, geralmente causada por infecções de fungos ou bactérias. Mesmo que a infecção seja a principal causa da endocardite, outras doenças podem gerar a situação, por exemplo, o câncer, febre reumática ou doenças autoimunes. 

Os sintomas surgem ao longo do tempo, febres persistentes, suor em excesso, pele pálida, dor nos músculos, tosse persistente e falta de ar. Ainda há a possibilidade ainda da presença de sangue na urina e perda de peso. 

O tratamento para a endocardite é o uso de antibióticos ou antifúngicos para combater o microorganismo responsável pela doença. Posteriormente, há a possibilidade de realização da troca da válvula acometida. 

Doenças Cardiovasculares Blog

Angina 

A Angina é uma sensação de peso, dor ou aperto no peito e ocorre normalmente quando há uma diminuição de fluxo de sangue devido ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. 

Os principais sintomas vistos são a sensação de queimação, aperto e/ou dor no peito. Podendo durar até 20 minutos, chega muitas vezes até irradiar ao ombro, braço ou pescoço, suor frio ou falta de ar. 

O cardiologista orienta o tratamento. Assim, a avaliação passa pelo tipo de angina, onde é recomendado repouso ou uso de medicamentos que controlem os sintomas, melhorem o fluxo sanguíneo, regula a pressão arterial e evita a formação de coágulos. 

Miocardite

A miocardite é a inflamação do músculo cardíaco e acontece devido a infecções no organismo, podendo ocorrer uma infecção por vírus ou em uma versão mais avançada por fungos ou bactérias. 

Os sintomas mais marcantes são a dor no peito, batimento cardíaco irregular, cansaço excessivo, falta de ar e inchaço nas pernas. A doença é solucionada quando há a cura por meio de antibióticos, antifúngicos e antivirais, entretanto, há sintomas da miocardite que permanecem mesmo após o tratamento da infecção, por isso é importante consultar um cardiologista para que o tratamento específico seja iniciado e feito corretamente. 

A SPX Clínica pode me ajudar? 

Sim. Na SPX Clínica temos exames de imagem para o diagnóstico correto das doenças cardiovasculares. Além disso, disponibilizamos cardiologistas especializados para tratar da melhor forma sua saúde cardiovascular. 

Artigos Relacionados

1