spx-clinica-spx-imagem-doencas-renais

Doenças Silencionsas? Veja Indícios que seu Rim Não está Bem

Órgão fundamental para o corpo humano, o rim, muitas vezes, pode apresentar doenças silenciosas que colocam sua saúde em risco

Órgão vital responsável por filtrar resíduos e toxinas do sangue, bem como regular a pressão arterial e equilibrar os níveis de água e eletrólitos no corpo, o rim pode sofrer com as chamadas doenças silenciosas. Infelizmente, elas não apresentam sintomas óbvios nas fases iniciais, e, como resultado, podem levar a diagnósticos tardios e complicações graves

Tour 360

Antes de abordarmos essas enfermidades, é essencial entender a relevância dos rins para a saúde geral. Da mesma forma que filtram impurezas do sangue, eles também desempenham um papel crítico na produção de hormônios que controlam a pressão arterial e estimulam a produção de glóbulos vermelhos. Dessa forma, um bom funcionamento desse órgão é fundamental para o bem-estar do corpo como um todo.

O que são doenças silenciosas?

spx-clinica-spx-diagnostico-doencas-silenciosas

Antes de mais nada, doenças silenciosas são condições médicas que se desenvolvem no corpo sem apresentar sintomas óbvios ou facilmente reconhecíveis em suas fases iniciais. Dessa, elas podem levar a diagnósticos tardios e complicações graves.

Além disso, se caracterizam pela presença de sintomas muito sutis que podem ser facilmente negligenciados ou atribuídos a outras causas. Muitas vezes, essas doenças são descobertas por meio de exames de rotina ou após a manifestação de sintomas mais graves em estágios avançados, o que pode dificultar seu tratamento eficaz.

Doenças silenciosas incluem algumas enfermidades cardíacas, certos tipos de câncer, doenças renais e diabetes tipo 2, por exemplo. Nesse sentido, é fundamental estar ciente dos fatores de risco, realizar exames preventivos regularmente e adotar um estilo de vida saudável para prevenir ou detectá-las precocemente.

Rins em perigo

Eventualmente, esse órgão pode estar em risco quando exposto a diversos fatores que prejudicam sua função adequada, como o consumo excessivo de sal, tabagismo e álcool, histórico familiar de doenças renais ou condições médicas como diabetes e hipertensão arterial não controladas, por exemplo.

Além disso, pessoas com idade avançada, obesidade e problemas cardiovasculares também estão frequentemente suscetíveis a problemas renais, fator que ressalta ainda mais a importância de se realizar exames preventivos regulares para monitorar a saúde dos rins e identificar problemas em estágios iniciais.

Logo, confira os principais sintomas para se ficar atento e que podem indicar problemas renais:

  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés;
  • Alterações na cor da urina (escura ou com sangue);
  • Mudanças na frequência urinária (aumento ou diminuição);
  • Fadiga persistente e sensação de fraqueza geral;
  • Pressão arterial elevada;
  • Náusea e vômito;
  • Febre alta e disfunção de órgãos.


Como prevenir doenças silenciosas no rim

spx-clinicas-spx-diagnostico-doencas-renais

Nada substitui a consulta médica regular para cuidar da saúde renal. Ao detectar precocemente qualquer alteração, o médico enfim poderá implementar um plano de tratamento adequado para os pacientes. Tanto exames de urina quanto de sangue podem fornecer informações valiosas sobre a função renal e a presença de possíveis anormalidades.

Ainda assim, adotar um estilo de vida saudável também favorece na proteção desses órgãos vitais. Manter uma dieta equilibrada, com baixo teor de sal e alimentos processados, além da prática regular de exercícios físicos, são essenciais para reduzir a pressão arterial e minimizar o risco de doenças renais.

Principais doenças renais

1. Doença Renal Crônica (DRC): Condição progressiva que afeta a capacidade dos rins de filtrar resíduos e fluidos do sangue adequadamente. Por vezes é causada por condições como diabetes e hipertensão arterial não controladas.

2. Cálculos Renais: Também conhecidos como pedras nos rins, são massas sólidas formadas pela cristalização de minerais presentes na urina. Quando pequenos, podem passar despercebidos, portanto, pedras maiores podem causar dor intensa nas costas ou abdômen, sangue na urina e urgência para urinar.

3. Infecções Urinárias Recorrentes: Podem afetar os rins e causar danos se não forem tratadas adequadamente. Em suma, os sintomas podem incluir dor ao urinar, vontade frequente de urinar e urina com aspecto turvo ou com odor forte.

4. Nefropatia Diabética: Complicação do diabetes que afeta os rins e pode levar a danos nos vasos sanguíneos e nos tecidos renais. Pode-se apresentar inchaço nas pernas ou olhos, aumento da pressão arterial e presença de proteína na urina.

Agende sua consulta no Urologista da SPX Clínica Santana de Parnaíba 

Por último, caso apresente alguns dos sintomas citados anteriormente, consulte um urologista para avaliar problemas referentes ao sistema urinário, o que inclui os rins. Previna-se de complicações e mantenha a saúde dos seus rins em ótimas condições.

Clique aqui e agende sua consulta no Urologista da SPX Clínica Santana de Parnaíba!

Artigos Relacionados

1