- 22 de outubro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Edição Genética Remove Risco de Contágio de Infecções Sexuais
Após testagem em laboratórios, comprovou-se que essa técnica é capaz de “apagar” mecanismo que traz risco de contágio de infecções sexuais
EM suma, a técnica de edição genética CRISPR-Cas9 está sendo investigada como uma ferramenta promissora para tratar doenças genéticas e infecções, graças à sua capacidade de “cortar” e “remover” partes do DNA associadas a esses problemas. Logo, um artigo de revisão de pesquisadores da USP destaca que essa abordagem está sendo testada para combater o vírus HTLV.
Nos experimentos em laboratório, os cientistas então observaram que a edição genética bloqueia a integração do vírus com as células hospedeiras, que o HTLV utiliza para se replicar, além de inativar genes vitais para a sua sobrevivência.
O estudo foi conduzido no IMT, sob a orientação do professor Jorge Casseb, com a participação da professora Shirley Komninakis, da Unifesp, e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Retrovírus.
Edição “Deleta” Risco de Contágio de Infecções Sexuais?
De acordo com os pesquisadores, os estudos sobre o uso da edição genética CRISPR-Cas9 para combater a infecção pelo HTLV-1 ainda estão em estágios iniciais. Pode-se entender, contudo, que o CRISPR funciona como um mecanismo de defesa contra vírus. A proteína Cas9, associada ao CRISPR, é responsável por cortar o DNA em locais específicos.
Um dos principais desafios para avançar nessa área é desenvolver métodos eficazes para direcionar o sistema CRISPR-Cas9 especificamente às células T infectadas. Além disso, a falta de ensaios clínicos abrangentes, com um número maior de pacientes, também tem sido um obstáculo para a aplicação clínica dessa tecnologia.
A maioria das pessoas infectadas com HTLV-1, cerca de 90%, permanece assintomática durante toda a vida, o que facilita uma transmissão silenciosa do vírus. No entanto, aproximadamente 10% dos infectados podem desenvolver doenças graves, bem como leucemia de células T do adulto, uveíte, mielopatia associada ao HTLV, entre outras condições severas.
“A técnica funciona da seguinte maneira: um guia de RNA é projetado para se ligar a uma sequência específica no genoma, e a proteína Cas9 é recrutada para essa região, onde realiza um corte preciso no DNA.”
– Pesquisadores ao Jornal da USP
Ação de Reparação Celular
Eventualmente, o processo de reparo celular, após o uso da técnica de edição de genes CRISPR-Cas9, pode ser direcionado tanto para corrigir mutações quanto para inserir novas sequências de DNA.
Isso ocorre por meio de dois principais mecanismos de reparo: o reparo por extremidades não homólogas, que pode gerar lesões de perda de função. Ou o reparo dirigido por homologia, que permite a inserção de uma sequência de DNA específica no local onde ocorreu o corte.
“A CRISPR-Cas9 apresenta diversas aplicações potenciais, incluindo terapia gênica para correção de mutações genéticas em doenças hereditárias, modificação de células imunes em tratamentos oncológicos e combate a doenças infecciosas como HIV e HTLV-1 para eliminar DNA viral de células hospedeiras”, ressaltam os pesquisadores.
Próximos Passos
Os pesquisadores destacam que os estudos para combater a infecção pelo HTLV-1 estão em estágios iniciais. Agora, a pesquisa concentra-se principalmente em experimentos in vitro e em modelos celulares desenvolvidos em laboratório.
“Pesquisas futuras focam no desenvolvimento de técnicas que aumentem a eficiência e a precisão da edição genética, como o desenho de novos gRNAs [sequências de RNA que guiam o corte do DNA no processo de edição] e a utilização de métodos de entrega mais eficientes”, observam os pesquisadores.
Referência: Jornal USP
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias
Entenda os Riscos de Ficar Sentado por Muito Tempo
Você já parou para pensar sobre os riscos de ficar sentado por muito tempo? Saiba que até seu coração pode estar em perigo!
Alerta: Casos de AVC em Jovens no Brasil Crescem 18%
Relatório de revista científica aponta um aumento preocupante de casos de AVC em jovens no Brasil; número chega a quase 15% no mundo todo
Como a Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres?
Estudo relata de que forma a glicemia descontrolada afeta o cérebro das mulheres e compromete as funções cerebrais
Estudo Inédito: 1 em Cada 30 Crianças Brasileiras Tem Autismo
Crianças brasileiras tem autismo com alguma frequência, segundo pesquisa realizada no Rio Grande do Sul (RS)
Como a Locação de Equipamentos pode Otimizar Seus Serviços?
Entenda quais os benefícios e de que forma a locação de equipamentos pode otimizar seus serviços e a clínica como um todo!
Quais as Causas da Osteomielite? Veja Tudo Sobre essa Condição
Você já ouviu falar sobre essa condição? Entenda quais as causas da osteomielite e saiba como se prevenir desse problema