PortuguêsEnglishEspañolFrançais
PortuguêsEnglishEspañolFrançais
Endometriose

Endometriose: entenda tudo sobre a doença

Recentemente, a cantora Anitta falou em suas redes sociais sobre o diagnóstico da Endometriose e que passará por uma cirurgia para amenizar os efeitos da doença no seu corpo. 

Antes de tudo, a Endometriose é uma inflamação no tecido que reveste o útero e é uma condição que gera sintomas como: 

  • Cólicas menstruais intensas;
  • Dor pélvica;
  • Incômodo na relação sexual;
  • Alterações intestinais;
  • Dor na região lombar;
  • Dificuldade para engravidar. 

Como descobrir a Endometriose? 

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Endometriose afeta cerca de 10% da população feminina brasileira e é mais frequente nas mulheres de 25 a 35 anos de idade. 

Porém, o diagnóstico depende de uma série de fatores, sua identificação é cirúrgica  e envolve vários de exames até um resultado conclusivo. Assim, procedimentos como Laparoscopia, Ultrassom, Ressonância Magnética e Análises Clínicas são os mais indicados durante o processo. 

Tipos da doença

Desse modo, o problema pode se manifestar de três maneiras no organismo da mulher: 

  • Superficial: atinge órgãos ou peritônio, membrana que recobre os órgãos da região abdominal e pélvica. Assim sendo, é uma forma menos agressiva com lesões pequenas, de 1 a 3 milímetros, mas ainda deve ser tratada. 
  • Profunda: afeta mais de cinco milímetros dos tecidos e por isso é considerada a forma mais grave da doença. 
  • Ovariana: caracteriza-se pela formação de cistos nos ovários, preenchida por uma substância líquida e escura, chamados de endometriomas, por isso, essa versão da doença prejudica a reserva ovariana e a fertilidade. 

Tratamento

Acima de tudo, é preciso entender qual a extensão da doença, sintomas e o desejo de engravidar. Em geral, envolvem cirurgias e medicações, principalmente para minimizar a dor.  

Em alguns casos, adicionar exercícios físicos e uma dieta que diminua o risco de inflamações, assim como indicar a prescrição de anticoncepcionais hormonais de uso contínuo. Para quem deseja engravidar, é preciso recorrer a outros métodos, como a cirurgia. 

Como a SPX pode te ajudar?

Na SPX, temos a especialidade de ginecologista na unidade de Santana de Parnaíba disponível para orientar e ajudar sobre os sintomas da Endometriose. 

Para quem está com seu pedido médico em mãos, exames de Ultrassom, Ressonância Magnética e Análises Clínicas são disponibilizados em nossas clínicas para auxiliar no diagnóstico da Endometriose. 

Fale conosco pelo link: https://bit.ly/SPXClinica