- 13 de agosto de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Estudo: Dengue Pode Aumentar Chance de Depressão
Pesquisa aponta que a dengue pode aumentar chance de depressão e impactar a saúde mental de curto a longo prazo
Um novo estudo, de antemão, revelou que a infecção pelo vírus da dengue pode ser uma possível causa de depressão tanto a curto quanto a longo prazo. Em suma, a pesquisa analisou dados de aproximadamente 50 mil pacientes infectados pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.
O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Nacional Cheng Kung e dos Institutos Nacionais de Pesquisa em Saúde de Taiwan, foi publicado na quarta-feira do dia 3 de julho de 2024, na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases.
Dengue Pode Aumentar Chance de Depressão?
O estudo, da mesma forma, analisou dados de 2002 a 2015. Ele teve como objetivo avaliar se indivíduos infectados com dengue tinham uma maior propensão a desenvolver ansiedade, depressão e distúrbios do sono em diferentes estágios após a infecção.
Os resultados, então, mostraram que os pacientes que contraíram dengue apresentaram um risco elevado de desenvolver depressão em todos os períodos analisados. Isso inclui em menos de três meses, entre três e 12 meses, e mais de 12 meses após a infecção.
Em relação aos distúrbios do sono, o risco aumentado foi observado especificamente entre três e 12 meses após a infecção. A ansiedade, por sua vez, teve um aumento significativo do risco apenas em casos mais graves da doença.
Atenção à Ansiedade
Ao examinar casos que exigiram hospitalização, os pesquisadores identificaram um risco maior de transtornos relacionados à ansiedade nos primeiros três meses após a infecção, bem como um aumento do risco de distúrbios do sono durante os primeiros 12 meses.
Em um comunicado à imprensa, os autores ressaltaram a importância do estudo como uma medida para compreender os impactos psicológicos da dengue. Além disso, destaca-se a necessidade de pesquisas adicionais para verificar se fatores não diretamente associados à dengue podem estar contribuindo para o aumento do risco de depressão.
Mais Sobre a Realização da Pesquisa
Os pesquisadores analisaram os registros de saúde de 45.334 pacientes com dengue, comparando-os com 226.670 pessoas sem histórico da doença. Como resultado, entre os pacientes com dengue, cerca de 15 mil estavam em estado mais grave da doença.
Para considerar outros fatores que poderiam influenciar a saúde mental, os pacientes com dengue foram comparados com indivíduos não infectados, mas com características semelhantes. Eventualmente, os resultados mostraram que os pacientes com dengue estavam, de fato, mais propensos a relatar diagnósticos de depressão.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a dengue é uma doença febril aguda que afeta todo o corpo e dura um breve período. Trata-se de uma infecção viral transmitida pela picada de fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias
Casos de Coqueluche: O Que Você Precisa Saber sobre a Doença
Fique alerta e conheça alguns sintomas que indicam problemas no fígado e que, eventualmente, podem desenvolver condições hepáticas!
Toxina Botulínica e Peeling: Tudo o que Você Precisa Saber
Descubra tudo sobre a especialidade médica vascular, além de quando e por quais motivos consultar esse médico
Veja Cuidados e Dicas para Promover a Cicatrização da Pele
Fique alerta e conheça alguns sintomas que indicam problemas no fígado e que, eventualmente, podem desenvolver condições hepáticas!
Datafolha: 59% dos Brasileiros Estão Acima do Peso
Após pesquisa, entenda por que o consumo exagerado de Xilitol aumenta risco de doença cardíaca em até 2 vezes
Consumo de Carne Vermelha Aumenta Risco de Diabetes?
Após pesquisa, entenda por que o consumo exagerado de Xilitol aumenta risco de doença cardíaca em até 2 vezes
Mortes por Câncer Entre Homens Podem Crescer 93% Até 2050
Após pesquisa, entenda por que o consumo exagerado de Xilitol aumenta risco de doença cardíaca em até 2 vezes