spx imagem spx clinica Estudo inedito revela que Estimulacao eletrica cerebral melhora memoria de idosos saudaveis artigo saude medicina

Estudo inédito revela que Estimulação elétrica cerebral melhora memória de idosos saudáveis

Publicada em agosto pela revista Nature, a pesquisa identificou uma maneira para aumentar a capacidade de memória de idosos

De acordo com a OMS, cerca de um quinto da população mundial terá mais de 60 anos até 2050, cerca de 2 bilhões de pessoas. Com essa perspectiva, a preservação da capacidade cognitiva dos mais velhos é vista como prioridade. Por isso, um estudo publicado recentemente na revista Nature, feito por cientistas da Universidade de Boston, leva a crer que isso pode ser feito a médio prazo e baixo custo.

cardio

A pesquisa

O professor Robert Reinhart e sua equipe, selecionaram 60 pessoas entre 65 e 88 anos, sem doenças cerebrais que comprometesse a cognição.A pesquisa consistia em submeter essas pessoas a sessões diárias de 20 minutos, durante quatro dias consecutivos, de estimulação transcraniana de corrente alternada, ou TACS (Transcranial alternating current stimulation, em inglês).

Durante o procedimento, eletrodos foram colocados na cabeça dos participantes que receberam descargas elétricas cerebrais em voltagens diferentes. Testando dois tipos de correntes elétricas:

  • Frequência lenta, ou theta, no lobo pré-frontal do cérebro (4 Hz);
  • Frequência gama (60 Hz), no lobo parietal.

Enquanto os participantes do estudo memorizavam cinco listas de 20 palavras, a neuroestimulação estava sendo realizada e, em seguida, tentavam se lembrar das palavras. O mesmo teste foi realizado um mês depois. Os dados mostrados pela equipe revelam que a memória imediata e de longo prazo melhoraram após a experiência. Além disso, os benefícios foram mais perceptíveis entre aqueles que estavam apresentando a maior diminuição da capacidade de memorização.

Buscando um efeito duradouro

As intervenções geralmente buscam não apenas gerar um efeito transitório, mas também torná-lo permanente, de forma duradoura. É por esse motivo que os outros pesquisadores repetiram por quatro dias o procedimento para consolidar se o ganho de memória era longo ou não. Além dos testes após um mês para confirmar as hipóteses.

A memória imediata, ou de trabalho, é um componente cognitivo que permite armazenar temporariamente informações e manipulá-las. Bem como utilizar no momento oportuno na tomada de decisão ou construção de argumentos e hipóteses. Por isso, considera-se um elemento essencial nos testes de inteligência, por exemplo.

Os cientistas demonstraram que a estimulação do lobo parietal, com uma baixa frequência de 4 Hz, melhora de forma específica a memória do trabalho. Ao passo que, ao aplicar a alta frequência de 60 Hz no lobo pré-frontal melhorou a memória a longo prazo. Porém, quando a pesquisa inverteu as correntes nas duas áreas, o estudo constatou que nada ocorria. O grande ponto forte da pesquisa está no fato de que os pesquisadores modularam a memória de pessoas idosas e saudáveis.

Técnica não é nova

Técnicas de estimulação não-invasivas já existem em diferentes versões, há 25 anos a primeira surgiu . Entretanto, a técnica utilizada no estudo é uma das mais recentes, sua característica mais marcante é a corrente elétrica que produz uma oscilação, gerando ondas de eletricidade.

Pesquisas que iniciaram-se nos anos 70, e se desenvolveram ao longo das décadas seguintes, mostraram que era possível ativar ou facilitar algumas funções cognitivas com frequências elétricas.

A estimulação transcraniana de corrente alternada tem a vantagem por se tratar de um aparelho pequeno, que pode ser usado com facilidade e até mesmo controlado por um telefone celular. Porém, existe uma falha no estudo que está relacionada aos limites da tecnologia disponível: faltam evidências de como essa oscilação de corrente elétrica alternada realmente atinge esses neurônios.

Siga a SPX nas Redes Sociais

Continue a receber conteúdos de dicas de saúde e bem estar diariamente nas suas redes sociais. Não perca!

Artigos Relacionados

1