spx-clinica-spx-imagem-exame-de-sangue-com-ia

Exame de Sangue com IA pode Detectar Até 9 Tipos de Câncer

Confira como o exame de sangue com IA pode realizar a detecção precoce de nove tipos diferentes de câncer!

 

Desde já, uma nova tecnologia, chamada OncoSeek, utiliza inteligência artificial para realizar um exame de sangue capaz de detectar precocemente diversos tipos de câncer. Essa inovação, em suma, possibilita a detecção e o rastreamento de mais de nove tipos de tumores em estágios iniciais. Isso pode aumentar significativamente as chances de sucesso no tratamento.

Em um estudo envolvendo quase 10 mil pacientes, o OncoSeek demonstrou uma sensibilidade de 51,7% para todos os tipos de câncer. Assim, resultou-se em uma precisão de 84,3% na detecção desses tumores.

Tipos de Câncer Detectáveis com Exame de Sangue com IA

spx-clinica-spx-imagem-tipos-de-cancer-exame-de-sangue-com-ia

Segundo um estudo publicado em julho do ano passado na revista científica The Lancet, o exame revelou sensibilidades variando de 37,1% a 77,6% para a detecção de nove tipos de câncer. São eles: de mama, colorretal, fígado, pulmão, linfoma, esôfago, ovário, pâncreas e estômago.

Afinal, esses tipos de câncer representam 59,2% das mortes globais anuais por câncer. Além disso, a tecnologia conseguiu reduzir consideravelmente a taxa de falsos positivos, aumentando a especificidade do exame de 54% para 93%.

Desenvolvido por Mao Mao, cientista e CEO da SeekIn, o OncoSeek será eventualmente introduzido no Brasil por meio de uma parceria com a clínica First Saúde, especializada em detecção precoce e tratamento de câncer.

Como Esse Procedimento Funciona?

O OncoSeek é um exame inovador baseado em biópsia líquida, também conhecido como MCED (Multi-Cancer Early Detection), uma categoria diagnóstica dedicada à detecção precoce do câncer.

Desse modo, utilizando apenas cinco mililitros de sangue, o teste analisa sete marcadores tumorais. Permite-se, assim, que um algoritmo de aprendizado de máquina forneça a probabilidade de o paciente ter câncer.

Segundo Raphael Brandão, CEO da First Saúde, em entrevista à CNN, o exame é capaz de detectar a presença de células tumorais circulantes no sangue, mesmo que ainda não sejam visíveis macroscopicamente para diagnóstico.

Estudo Clínico

No estudo clínico, realizado com 10 mil participantes, 7.888 indivíduos não tinham um diagnóstico de câncer, enquanto 2.003 já haviam sido diagnosticados com a doença. Sangue foi coletado de cada participante e foram quantificados sete marcadores tumorais.

Logo, o algoritmo empregado no OncoSeek foi projetado para distinguir entre casos de câncer e casos não oncológicos. A quantificação dos marcadores tumorais e informações clínicas foram utilizadas para calcular o índice de probabilidade de câncer.

“Quando se pede exame para identificar marcadores tumorais específicos, de forma isolada, e se observa se deu positivo ou negativo [para a presença desses marcadores], é possível observar uma sensibilidade de 54% de detectar o câncer. Com o algoritmo, essa especificidade sobe para 93%, então ele corrige essa lacuna e isso reduz a possibilidade de falso positivo”, explica Brandão.

Avanços na Detecção Precoce com Inteligência Artificial (IA)

spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-precoce-ia

Para o Dr. Pedro Henrique Araújo de Souza, oncologista clínico e coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), os exames de detecção precoce de múltiplos tipos de câncer são cruciais na identificação de tumores em estágios iniciais da doença.

Segundo o especialista, já existem procedimentos de rastreamento para certos tipos de câncer, bem como mama, pulmão e colorretal, que demonstraram aumentar a sobrevida média dos pacientes quando a detecção é realizada precocemente. Ele, então, salienta que um exame de sangue capaz de identificar precocemente o câncer pode aprimorar esse processo de rastreamento.

Além disso, Souza enfatiza que exames realizados em indivíduos sem histórico de câncer podem indicar a necessidade de procedimentos adicionais. Isso pode incluir exames de imagem e outras análises mais invasivas, por exemplo, para confirmar a presença do tumor.

 

Referência: CNN Brasil.

Siga a SPX nas Redes Sociais!

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Últimas Notícias

1