spx clinica spx imagem Exames Pre-Natal: quais fazer gravida gravidez saude exames consultas

Exames Pré-Natal: quais fazer?

Após fazer o teste de gravidez e dar positivo, o que é preciso fazer? Em primeiro momento, é preciso redobrar os cuidados com sua saúde e a do seu bebê. No período de nove meses, indica-se uma série de exames Pré-Natal e por isso, é necessário entender cada um deles. 

Dessa forma, o check-up médico realizado durante o período gestacional é de fundamental importância para evitar complicações. Pois certas doenças colocam em risco o desenvolvimento do feto devido a transmissão de mãe para filho, caso não haja um tratamento a tempo e de forma devida. 

cardio

Separamos abaixo os principais exames de Pré-Natal que você deve realizar! 

Urina

O Exame de Urina, por exemplo, aponta sangramentos ou presença de bactérias, pus (leucócitos), proteínas e hemácias. Caso haja algo, é possível verificar o indício de infecções urinárias. Do mesmo modo, esse teste possibilita identificar problemas de incontinência urinária ou algo assim. 

Nesse sentido, esse exame é de extrema importância, evitando complicações graves como o comprometimento dos rins e outros órgãos do corpo, o que leva, muitas vezes, ao parto prematuro. Caso o resultado seja positivo, outros testes precisam ser feitos para detectar os tipos de bactérias que causaram alterações. 

Ele é necessário na primeira consulta pré-natal e duas vezes no decorrer do período gestacional ou quando o médico solicitar. 

Fezes

Já o exame de fezes, consegue mostrar a presença de parasitas no intestino ou, ainda, uma provável anemia, quadro intensificado em algumas gestantes. Caso haja gravidade, trata-se a doença, porém o médico deve avaliar se a medicação não compromete a gravidez 

Pré Natal

Hemograma completo

Esse é um exame que serve para avaliar todos os componentes presentes no sangue, ou seja, na quantidade de plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos (hemácias). Ele avalia se a grávida está com anemia, essa probabilidade é maior nesse período pois há um aumento da dissolução do ferro, o que propicia a anemia. 

Nesse procedimento Pré-Natal, também aponta-se se a coagulação está dentro da normalidade, se o sistema imunológico está fortalecido ou se existe um sinal de infecção no organismo. Nessa situação, realiza-se o tratamento adequado antes que haja o agravamento do ocorrido. 

Glicemia

A Glicemia mede a quantidade de glicose no sangue, o ginecologista solicita. Sendo assim, é possível saber se os níveis de açúcar estão sob controle. O resultado acima do normal sinaliza um quadro de diabetes gestacional, exigindo bastante atenção para não colocar a gravidez em risco. 

Da mesma forma, a baixa glicemia pode representar um perigo para mãe e para o bebê. Assim, medidas para assegurar que a quantidade da glicose esteja adequada devem ser tomadas. 

Grupo sanguíneo (sistema ABO) e fator Rh

O primeiro exame, o de sistema ABO, serve para descobrir o tipo de sangue da gestante, o segundo, o fator RH constata se o sangue é positivo ou negativo. No sistema ABO, auxilia em possíveis transfusões e no segundo, é possível evitar que no processo haja a formação de anticorpos anti-R no organismo da mãe. Isso pode provocar a destruição das hemácias do bebê que tenha um Rh incompatível.  

Sorologia para hepatites virais

Na lista de exames, também são incluídos a sorologia para hepatites virais B e C, mais propensas a serem transmitidas pela relação sexual. Essas enfermidades comprometem o desenvolvimento do bebê, assim, ao passo que se constata a doença, o tratamento deve ser realizado. 

Sorologia para HIV e VDRL

A sorologia para HIV e VDRL, identifica se a mãe tem o vírus da AIDS e Sífilis, respectivamente. Essas doenças podem ser, ambas, transmitidas e causar diversos danos ao feto. O HIV pode comprometer o sistema de defesa e a Sífilis afeta o coração, o sistema nervoso central, além de outras partes do corpo. 

Sorologia para citomegalovírus (CMV)

O CMV (citomegalovírus) é uma enfermidade da família dos vírus da Herpes simples, genital e zoster e, ainda, da catapora. Transmite-se da mãe para o bebê, prejudicando o desenvolvimento do feto e leva a malformações. 

Reação à toxoplasmose e rubéola

Esse procedimento é capaz de identificar o nível de anticorpos no combate contra essas enfermidades. Dessa forma, o especialista tem condições de saber se a infecção aconteceu durante o período de gravidez ou antes. Caso diagnosticada, a toxoplasmose e a rubéola necessitam de rápido tratamento, assim, evitando problemas do feto ou problemas como cegueira e surdez. 

Papanicolau

O exame é feito para detectar alterações nas células do colo do útero. Do mesmo modo, é a principal estratégia para detectar lesões precocemente, de forma que sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito e reduz a mortalidade por câncer de colo de útero.

Além de detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero e a infecção de HPV, o Papanicolau indica outras lesões tratáveis.

Ultrassonografias

  • Ultrassom transvaginal: o objetivo é analisar o feto, ou seja ele é observado mais de perto para obter boas imagens, avaliando a viabilidade da gravidez;
  • Ultrassom morfológico: Analisa características das formações morfológicas de diversos órgãos do bebê. E assim, cada um é observado individualmente e acompanhado em sua evolução.Também são avaliados os batimentos do coração do bebê. 

A SPX Clínica pode ajudar? 

Sim. Na SPX Clínica disponibilizamos exames de ultrassom, análises clínicas e vacinas para todos os momentos da gestação. 

É importante destacar a importância do Ginecologista em todo processo da gravidez e acompanhamento dos exames. Agende também com o ginecologista da SPX Clínica. 

Veja abaixo o nosso mais recente modelo de Cartão Pré-Natal, para registrar todas as anotações desse momento tão importante!

spx imagem spx clinica Exames Pre-Natal: quais fazer usg ultrassom ultrassonografia bebe nenem
spx imagem spx clinica Exames Pre-Natal: quais fazer usg ultrassom ultrassonografia bebe nenem

Artigos relacionados

1