- 30 de novembro de 2022
- SPX Imagem
- Comment: 0
- SPX Urologia, SPX, Explica
Fatos e Mitos sobre o câncer de próstata
Hoje vamos esclarecer os principais fatos e mitos que envolvem o câncer de próstata
O mês de Novembro foi muito importante para debatermos sobre a importância dos exames preventivos, que podem diagnosticar precocemente o câncer de próstata. De acordo com o INCA ( Instituto Nacional do Câncer), quando diagnosticado na na fase inicial, o câncer de próstata tem mais de 90% de chances de cura.
Por isso a campanha de Novembro Azul torna-se tão importante, o câncer de próstata é uma doença que ocorre em 75% dos homens com mais de 65 anos. Além disso, é uma doença que se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas aparentes. Sabendo disso, medidas preventivas como, por exemplo, os exames de PSA e toque, aumentam as chances de cura dos pacientes.
Quer saber os principais fatos e mitos que envolvem a doença? Leia no texto abaixo!
Fato: O câncer de próstata pode ser uma doença hereditária
O histórico familiar é considerado um fator de risco para o câncer de próstata, possuir um parente próximo com o diagnóstico da doença, eleva as chances de desenvolver a doença. Os genes como BRCA 1, BRCA 2 e ATM estão associados com um risco elevado para o seu desenvolvimento.
Fato: a obesidade pode contribuir para o diagnóstico do câncer de próstata mais avançado
Estudos mostram que o diagnóstico do câncer de próstata em estágios mais avançados está associado ao aumento de massa corporal.
Para explicar esse achado, é possível observar mecanismos como metabolismo esteroide sexual desregulado, hiperinsulinemia e níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias.
Mito: Apenas idosos são afetados pelo câncer de próstata
Geralmente, a doença atinge mais idosos, porém não é exclusividade dessa faixa etária. Cerca de 25% dos novos casos diagnosticados no mundo são em homens com menos de 65 anos.
Mito: Não tenho sintomas, então não tenho câncer de próstata
A doença é assintomática nas fases iniciais.
Dessa forma, os sintomas aparecem com a evolução da doença, como o crescimento local, o que causa sintomas urinários como: jato fino, dificuldades de iniciar a micção, aumento da frequência e dor ao urinar, ou por disseminação para outros órgãos, gerando dor óssea e perda de peso.
Mito: ter o índice PSA alto significa câncer de próstata
O PSA é a substância produzida pelas células da próstata, normais e anormais, é o principal marcador para observar doenças prostáticas benignas.
O aumento do PSA também pode ser indicador de prostatites e hiperplasia benigna.
Agora que você tirou suas dúvidas nesta lista, você agora sabe a importância de consultar a veracidade das informações ao se informar sobre os assuntos de saúde.
Agende seus exames preventivos na SPX Clínica
Na SPX Clínica, você pode fazer seus exames de Check-up. Clique aqui e agende já!