spx-clinica-spx-imagem-gene-pode-promover-a-longevidade

Gene pode Promover a Longevidade? Veja essa Descoberta!

Cientistas descobriram a possibilidade de que um gene pode promover a longevidade e melhorar a qualidade de vida

 

A princípio, pesquisadores descobriram um novo gene que pode influenciar o envelhecimento e a longevidade das células. Publicado na revista médica Journal of Clinical Investigation em junho, o estudo, em síntese, reforça a relação entre genética, longevidade e envelhecimento saudável.

Conduzido por cientistas italianos, o estudo identificou que a sequência de DNA humano C16ORF70 codifica uma proteína chamada Mytho. Segundo os cientistas, essa proteína pode estar ligada a uma melhor qualidade de vida, atuando na remoção de proteínas e organelas danificadas, melhorando a homeostase celular.

Como esse Gene pode Promover a Longevidade?

spx-clinica-spx-imagem-como-gene-pode-promover-a-longevidade

À primeira vista, a ativação do Mytho pode estimular um envelhecimento saudável e promover a longevidade. Isso porque incentiva a autofagia, um processo de “autodigestão” das células que é essencial para combater o acúmulo de danos celulares naturais do envelhecimento.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas realizaram pesquisas computacionais para identificar genes no genoma humano que poderiam ter relevância nos mecanismos que controlam a qualidade das proteínas e das organelas.

Por meio de experimentos de manipulação genética realizados em vermes da espécie Caenorhabditis elegans, os pesquisadores demonstraram que a inibição desse gene causa a senescência celular precoce e o encurtamento da vida útil. Por outro lado, a ativação do gene melhora a qualidade de vida e permite um envelhecimento saudável.

Atenção à Ansiedade

Ao examinar casos que exigiram hospitalização, os pesquisadores identificaram um risco maior de transtornos relacionados à ansiedade nos primeiros três meses após a infecção, bem como um aumento do risco de distúrbios do sono durante os primeiros 12 meses.

Em um comunicado à imprensa, os autores ressaltaram a importância do estudo como uma medida para compreender os impactos psicológicos da dengue. Além disso, destaca-se a necessidade de pesquisas adicionais para verificar se fatores não diretamente associados à dengue podem estar contribuindo para o aumento do risco de depressão.

“Depois de anos de estudos, conhecemos algo sobre o nosso genoma, mas a função da maior parte do nosso código genético ainda é desconhecida. [...] Por isso, nos últimos anos temos utilizado recursos e energia para caracterizar este mundo desconhecido do nosso DNA”

– Marco Sandri, professor do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Pádua e pesquisador principal do Instituto Veneto de Medicina Molecular (VIMM)

Potencial do Gene Mytho para a Vida

Primordialmente, os pesquisadores descobriram que o gene Mytho está presente no DNA de todos os humanos e outros seres vivos, desde pequenos organismos, bem como os vermes utilizados no estudo, até animais silvestres.

Os resultados, então, sugerem que a ativação do gene pode ser utilizada futuramente em intervenções específicas para promover a longevidade. No entanto, mais estudos são necessários para entender como realizar essa expressão e se o Mytho pode estar envolvido em outras funções relacionadas à longevidade.


Referência: CNN Brasil.

Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1