- 18 de março de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Glaucoma Aumenta Risco de Ansiedade e Depressão? Entenda!
Estudo guiado por especialistas evidencia que o glaucoma aumenta risco de ansiedade e depressão, em comparação à média global
Antes de mais nada, pesquisadores de diversas instituições médicas brasileiras identificaram algo comprometedor em pacientes com glaucoma. Em suma, eles têm um risco significativamente maior de desenvolver ansiedade e depressão em relação à população geral.
A oftalmologista Regina Cele Silveira Seixas foi a responsável pela coordenação do estudo. Ela está agora integrada à Sigma Xi, uma renomada entidade científica que reúne cientistas de todo o mundo, incluindo 200 laureados com o Prêmio Nobel. Seu reconhecimento se deve às contribuições valiosas para o entendimento do glaucoma.
Por Que o Glaucoma Aumenta Risco de Ansiedade e Depressão?
Publicado na revista Frontiers in Psychology, o estudo analisou 210 pacientes de centros oftalmológicos em São Paulo e Curitiba para avaliar sintomas de depressão e ansiedade. Os achados foram alarmantes: 26,9% dos pacientes apresentavam depressão e 25,71% relataram ansiedade. São números muito acima da média nacional, que é de 5,8% e 9,8%, respectivamente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esses dados, acima de tudo, ressaltam a importância de um acompanhamento multidisciplinar. Isso incluiria por exemplo suporte psicológico, para melhorar a qualidade de vida de quem convive com glaucoma.
De maneira idêntica, o estudo destaca a necessidade de uma abordagem integrada na saúde ocular, incentivando oftalmologistas a incorporarem triagens de saúde mental em suas consultas.
“A pesquisa destacou uma correlação importante entre o estágio da doença e os transtornos emocionais: pacientes com glaucoma grave apresentaram maior incidência de depressão, enquanto aqueles em estágio inicial tiveram maior prevalência de ansiedade. O impacto do glaucoma vai além da perda visual, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes, o que pode contribuir para o desenvolvimento dessas condições psicológicas.”
– Regina Cele, médica oftalmologista
Impacto da Perda da Visão no Bem-Estar Emocional
Por analogia, o estresse oxidativo e a inflamação sistêmica são fatores comuns tanto no glaucoma quanto nos transtornos depressivos. O primeiro, causado pelo desequilíbrio entre radicais livres e antioxidantes, danifica células no nervo óptico no glaucoma e nas áreas cerebrais responsáveis pela regulação emocional na depressão.
A inflamação sistêmica, por sua vez, desempenha um papel importante em ambas as doenças. No glaucoma, ela prejudica o fluxo sanguíneo para o nervo óptico, acelerando a perda da visão. Na depressão, a inflamação no cérebro interfere nos neurotransmissores, piorando os sintomas emocionais.
Referência: Portal Medicina S/A.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!


Estudo: Alzheimer pode Começar com Perda de Olfato
Nova pesquisa indica que o alzheimer pode começar com perda de olfato, antes mesmo dos sintomas mais conhecidos da doença


OMS Aponta 1 Bilhão de Pessoas com Problemas Mentais
Estatísticas de pessoas com problemas mentais no mundo é alarmante, e orçamento da saúde à área é ainda pior!


Brasil Suspeita de 113 Casos Ligados a Bebidas com Metanol
Informação é passada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e liga sinal de alerta em todos os brasileiros. Conheça os riscos!


Estudo: Conexão entre Diabetes e Câncer de Mama via Moléculas
Essa pesquisa teve o objetivo de analisar microRNAs desregulados e a conexão entre diabetes e câncer de mama


Conheça 5 Avanços da Medicina contra o Câncer
Encontro mundial da oncologia trouxe algumas novidades promissoras quanto aos avanços da medicina contra o câncer. Saiba mais!