spx-clinica-spx-imagem-primeira-cirurgia-pediátrica

Hospital Faz Primeira Cirurgia Pediátrica de Troca de Marcapasso

O Hospital São Luiz São Caetano, em SP, realizou com sucesso a primeira cirurgia pediátrica de troca de marcapasso em paciente de quatro anos


O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, localizado em São Caetano do Sul, São Paulo, realizou com sucesso a primeira cirurgia pediátrica de substituição completa de um marcapasso previamente implantado. A intervenção cirúrgica teve duração de aproximadamente quatro horas e foi um completo sucesso.

O paciente submetido ao procedimento foi o jovem Arthur do Carmo Cintra Santos, com apenas quatro anos de idade, diagnosticado com cardiopatia congênita, uma condição em que ocorrem anormalidades na estrutura cardíaca desde o nascimento, afetando seu desenvolvimento.

A Primeira Cirurgia Pediátrica

spx-clinica-spx-imagem-como-foi-a-cirurgia-pediátrica

O cardiologista pediátrico que acompanha o caso, o Dr. Luis Cavalcanti, explicou que Arthur já havia recebido um marcapasso quando tinha apenas nove meses de vida. No entanto, devido ao crescimento natural do corpo, o dispositivo alcançou seu limite funcional. Por conseguinte, tornou-se necessário realizar uma substituição completa do sistema.

A cirurgia, de alta complexidade, envolveu a remoção do marcapasso antigo e a implantação de um novo modelo com tecnologia bicameral, capaz de estimular duas câmaras cardíacas (átrio e ventrículo), proporcionando uma frequência cardíaca mais próxima do padrão fisiológico.

A história de Arthur é marcada por duas condições cardíacas congênitas: Comunicação Interatrial (CIA) e Comunicação Interventricular (CIV), ambas caracterizadas por aberturas anormais que conectam incorretamente átrios e ventrículos do coração, interferindo em seu funcionamento adequado. Devido às complicações esperadas, o paciente desenvolveu uma arritmia cardíaca, resultando em um ritmo cardíaco irregular.

Após a cirurgia de substituição do marcapasso, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, onde recebeu os cuidados necessários. Posteriormente, ele recebeu alta hospitalar em uma atmosfera de alegria, com os membros da equipe de saúde formando um corredor de aplausos enquanto Arthur sorria e percorria os corredores em um carrinho elétrico.

spx-clinica-spx-imagem-arthur


Com informações do Portal Hospitais Brasil.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1