spx-imagem-spx-clinica-diagnostico-por-imagem-maio-roxo-vermelho (1)

Maio Roxo e Vermelho: Mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais e a Prevenção da Hepatite

Conheça sobre as campanhas de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais e a prevenção da Hepatite

Todos os meses possuem cores que remetem à conscientização por meio de campanhas de prevenção e divulgação de informações úteis sobre algum tema. Maio não poderia ser diferente, conhecido como Maio Roxo e Maio Vermelho, o período busca levar mais conhecimento sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais e a prevenção da Hepatite. 

Tour 360

Sabendo da importância de ambos os temas, vamos explicá-los com mais detalhes no artigo de hoje! Esperamos que gostem! 

Maio Roxo 

spx-imagem-spx-clinica-diagnostico-por-imagem-maio-roxo-vermelho (3)

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), o Maio Roxo busca tratar diretamente de problemas do aparelho digestivo. Nesse sentido, a campanha promove iniciativas e leva informações à população sobre o tema.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças intestinais inflamatórias não tem cura, mas existem tratamentos eficientes contra essas patologias. Nesse sentido, as causas são variadas e, muitas vezes, ligadas a fatores hereditários e também imunológicos. Além disso, pode ser agravado pelos hábitos de vida de cada pessoa

A principais doenças

As doenças inflamatórias intestinais são patologias que afetam o sistema digestório. No Brasil, estima-se que 13 em cada 100 mil pessoas sofrem com essas doenças, sendo a doença de Crohn a mais comum, presente em 53% dos casos. Saiba mais sobre essas doenças abaixo.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que pode afetar qualquer parte do sistema digestivo, da boca ao ânus. Embora a causa exata seja desconhecida, fatores como histórico pessoal de doenças intestinais, tabagismo e genética podem aumentar o risco.

Os sintomas incluem cólicas abdominais, diarréia, sangramento retal, aftas, erupções cutâneas, olhos inflamados e febre, além de perda de peso e apetite.

A doença é dividida em duas fases: aguda, quando a inflamação está ativa, e remissão, quando não há sintomas. Então, o tratamento é direcionado para controlar a inflamação e os sintomas, com medicamentos prescritos pelo médico.

Colite Ulcerativa

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica que afeta as camadas superficiais do intestino grosso e reto. Ao contrário da doença de Crohn, a retocolite normalmente afeta apenas a mucosa da parede intestinal. É mais comum em pessoas entre 15 e 30 anos.

Dessa forma, os sintomas incluem perda de apetite, febre, sangramento retal, anemia, dor abdominal, muco nas fezes, prisão de ventre e diarreia, além de náuseas, vômitos, lesões na pele, hemorragia gastrointestinal e dor nas articulações. 

O tratamento pode envolver mudanças na alimentação e hábitos, além de medicamentos prescritos pelo médico. Em casos graves, podem ocorrer complicações como desidratação, perfuração do cólon e doença hepática, sendo indispensável buscar ajuda médica para um tratamento adequado.

Maio Vermelho

spx-imagem-spx-clinica-diagnostico-por-imagem-maio-roxo-vermelho (2)

O fígado é a maior glândula do corpo humano e tem funções importantíssimas para o funcionamento do nosso corpo: 

  • Armazenamento de Vitamina e Minerais;
  • Metabolismo de Medicamentos;
  • Eliminação de Toxinas; 
  • Regulação da coagulação sanguínea;
  • Entre outras funções. 

Maio Vermelho, então, nasce para alertar e conscientizar sobre a prevenção sobre a hepatite, doença que acomete o fígado e inflama o órgão. 

A hepatite 

A hepatite é uma doença que pode ter diversas causas, incluindo vírus, uso de medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Nesse sentido, as hepatites virais, que incluem os tipos A, B, C, D e E, representam um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. 

Formas de Transmissão 

As formas de transmissão variam de acordo com o tipo de hepatite, sendo que as hepatites A e E são transmitidas por via fecal-oral e as hepatites B, C e D são transmitidas pelo sangue, através do compartilhamento de materiais para uso de drogas ou de higiene pessoal, além do sexo sem proteção com uma pessoa infectada.

Sintomas

Os sintomas da hepatite geralmente são silenciosos, mas podem incluir: 

  • Febre;
  • Fraqueza; 
  • Mal-estar; 
  • Dor abdominal; 
  • Enjoo; 
  • Náuseas;
  • Vômitos; 
  • Perda de Apetite;
  • Urina Escura;
  • Olhos e Pele Amarelados;
  • Fezes Claras; 

Prevenção

A vacinação é uma forma de prevenção e controle da doença, embora atualmente só existam vacinas disponíveis para os tipos A e B. 

Além disso, é importante lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro, evitar tomar banho em locais perto de esgoto aberto, higienizar e cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, usar preservativos em todas as relações sexuais, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal e não utilizar objetos que possam ter tido contato com sangue, como seringas e agulhas.

O diagnóstico da hepatite é feito através da história clínica e exames laboratoriais sorológicos. Caso sinta algum sintoma compatível com a doença, é importante procurar ajuda médica imediatamente. 

Vale lembrar que você pode vacinar-se contra Hepatite na na SPX Clínica Santana de Parnaíba e proteger quem você ama! Clique aqui e agende sua vacina!

Siga a SPX nas redes sociais 

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde! 

Artigos Relacionados

1