- 16 de janeiro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, SPX, Explica
Mais de 1,2 mil Pomadas Capilares são Canceladas pela Anvisa
Entenda por que essas pomadas capilares são canceladas pela Anvisa, visto que apresentaram problemas oculares aos usuários
A princípio, 1.266 pomadas capilares são canceladas pela Anvisa após denúncia a denúncia de casos de cegueira e irritação nos olhos com o uso do produto. Os fatos foram posteriormente relatados em 27 de dezembro de 2023, quando ao menos 100 pessoas foram socorridas para hospitais do Rio de Janeiro devido a esses problemas.
Em fevereiro do mesmo ano, mais de 250 indivíduos em Pernambuco já haviam buscado atendimento por complicações na visão relacionadas ao uso desses produtos. No mês seguinte, no Rio de Janeiro, uma mulher enfrentou dias de cegueira após aplicar uma pomada modeladora para trançar os cabelos.
Pomadas Capilares são Canceladas pela Anvisa: Quais as Especificações?
A publicação da medida que cancelou o registro, datada de 29 de dezembro, teve impacto imediato, resultando, assim, na proibição imediata da venda das 1.266 pomadas. A Agência informa que a decisão de cancelamento abrange produtos que:
- Tinham sido notificados durante suspensões anteriores;
- Tinham na fórmula 20% ou mais de álcoois etoxilados;
- Incluíam o termo pomada na embalagem em qualquer idioma;
- Possuíam a forma física declarada de pomada;
- Tinham sido registrados por empresas que tiveram pelo menos um produto associado a evento adverso grave.
Sobre os Riscos Envolvidos de Pomadas para Cabelo
Segundo informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as formulações desses produtos contêm dois compostos químicos considerados conservantes tóxicos para a pele e mucosas: metilcloroisotiazolinona (MCI) e metilsotiazolinona (MI).
Essas substâncias têm potencial para desencadear alergias e queimaduras na pele e nos olhos, além de apresentarem riscos de toxicidade pulmonar e neurotoxicidade. No contexto ocular, podem resultar em inflamações nas pálpebras, conjuntivites, úlceras de córnea e até causar danos severos à visão.
Para se ter uma noção, nessa mesma época, em um período de dois dias, mais de 100 indivíduos buscaram atendimento na emergência do Hospital Souza Aguiar, localizado no Centro do RJ, devido a queimaduras nas córneas resultantes do uso de pomada modeladora de cabelos.
Referência: G1 Globo.
Siga a SPX nas redes sociais
Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!