spx-clinica-spx-imagem-medicamento-para-cancer-de-colo-de-utero

Medicamento para Câncer de Colo de Útero: Veja Novo Avanço!

Cientistas revelam o maior avanço, em 20 anos, no tratamento com um novo medicamento para câncer de colo de útero


Um novo medicamento para câncer de colo de útero fez com que pesquisadores afirmassem terem alcançado o avanço mais significativo no tratamento da doença. Em síntese, descobertas apresentadas durante a conferência médica ESMO demonstraram que essa abordagem inovadora resultou em uma redução de 35% no risco de óbito entre as mulheres afetadas pelo câncer.

Juntamente com a aplicação de uma combinação de medicamentos de custo acessível, que já estavam disponíveis antes do tratamento com radioterapia, a pesquisa financiada pela organização Cancer Research UK considerou os resultados como “notáveis” e antecipa que as clínicas adotem essa terapia inovadora em um futuro próximo.

O Estudo do Medicamento para Câncer de Colo de Útero

spx-clinica-spx-imagem-beneficios-do-medicamento

Para a pesquisa, 250 mulheres diagnosticadas com câncer do colo do útero foram submetidas a um tratamento inovador, que consistia em um regime intensivo de seis semanas de quimioterapia com carboplatina e paclitaxel, seguido pelo tratamento de radioterapia, envolvendo cisplatina e braquiterapia semanal, conhecido como quimiorradiação. Simultaneamente, um grupo de controle composto pelo mesmo número recebeu apenas o tratamento de quimiorradiação convencional.

Cinco anos após o início do estudo, foi observado que 80% das mulheres que passaram pelo novo tratamento estavam vivas, e em 73% dos casos, o câncer não havia recidivado ou se espalhado. Em comparação, no grupo que recebeu o tratamento “convencional”, 72% ainda estavam vivas, e em 64% dos casos, o câncer não havia apresentado recorrência ou disseminação.

A Dra. Mary McCormack, principal pesquisadora do estudo, declarou: “Nosso estudo mostra que este curto período de quimioterapia adicional administrado imediatamente antes da TRC padrão pode reduzir o risco de retorno do câncer ou de morte em 35%. Este é o maior avanço no tratamento desta doença em mais de 20 anos“.

O Que Dizem Outros Especialistas?

Especialistas têm a expectativa de que esses medicamentos possam rapidamente estabelecer-se como o novo padrão de tratamento. No entanto, é importante ressaltar que eles alertam que os resultados positivos obtidos com essa terapia podem variar entre as mulheres diagnosticadas.

“Um conjunto crescente de evidências tem mostrado o valor de sessões adicionais de quimioterapia antes de outros tratamentos, como cirurgia e radioterapia, em vários outros tipos de câncer. Pode não somente reduzir as chances de o câncer voltar, como pode ser rapidamente iniciado, com medicamentos já disponíveis em todo o mundo”, afirmou o Dr. Iain Foulkes, do Cancer Research UK.

“Estamos entusiasmados com as melhorias que este estudo pode trazer para o tratamento do câncer do colo do útero e esperamos que sessões curtas de quimioterapia de indução sejam rapidamente adotadas na prática clínica”, concluiu.

Referência: BBC News Brasil.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1