spx-clinica-spx-imagem-menor-risco-de-cancer-de-pulmao-apos-os-75-anos

Menor Risco de Câncer de Pulmão Após os 75 Anos? Entenda!

Estudos recentes sugerem uma redução do risco de câncer de pulmão após os 75 anos devido a genes específicos!

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, a idade média de início do câncer é de 66 anos. Em parte devido a fatores externos e ao estilo de vida acumulado ao longo dos anos, além de fatores genéticos. No entanto, pesquisas recentes indicam que o risco de câncer, particularmente o câncer de pulmão, pode começar a diminuir a partir dos 75 anos.

Esses achados foram publicados como pré-impressão e ainda aguardando revisão por pares para uma publicação oficial. Eles sugerem que certos genes podem desempenhar um papel na redução do risco de desenvolvimento de tumores pulmonares. Além disso, o metabolismo do ferro pode influenciar essa diminuição no risco.

A Diminuição do Risco de Câncer de Pulmão Após os 75 Anos

spx-clinica-spx-imagem-estudo-risco-de-cancer-de-pulmao-apos-os-75-anos

Em um estudo inicial da Universidade de Stanford, pesquisadores investigaram camundongos com mutação cancerígena, eventualmente ativando-a nos pulmões de camundongos jovens e idosos por meio de um interruptor genético.

Os resultados, então, indicaram maior incidência e tamanho dos tumores em camundongos jovens em comparação aos mais velhos. Isso sugere que certas mutações podem ter efeitos distintos em diferentes faixas etárias, apesar da idade ser um fator de risco para o câncer.

Os pesquisadores empregaram a técnica de edição genética CRISPR-Cas9 nos tumores dos camundongos para investigar o impacto da inativação de mais de 12 genes supressores de tumor. Logo, a maioria dessas inativações resultou em um aumento na taxa de crescimento do tumor em camundongos de todas as idades, sendo mais pronunciado nos roedores jovens do que nos mais velhos.

Realização de um Segundo Estudo

Um estudo liderado por Xueqian Zhuang, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, descobriu que o envelhecimento pode aumentar a produção da proteína NUPR1. Isso faz com que as células pulmonares se comportem como se fossem deficientes de ferro. Contudo, reduz-se sua capacidade de crescimento rápido e, assim, diminuindo o risco de tumores.

Nesse experimento, os pesquisadores empregaram a técnica de edição de genes CRISPR-Cas9 para desativar o gene NUPR1 em camundongos mais velhos. Essa manipulação, portanto, resultou no aumento dos níveis de ferro nos pulmões dos roedores, aumentando, assim, o risco de desenvolver tumores pulmonares.

Além disso, a equipe descobriu que pessoas com mais de 80 anos apresentam níveis mais elevados de NUPR1 no tecido pulmonar em comparação com indivíduos com menos de 55 anos. Isso indica que essa proteína pode ter um efeito protetor contra o câncer também em seres humanos.

Novas Formas de Tratamento e Prevenção no Horizonte

spx-clinica-spx-imagem-descobertas-cancer-de-pulmao

O oncologista clínico Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima, membro do Comitê de Tumores Torácicos da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), examinou os dois estudos. Ele destacou que, se os resultados forem confirmados, poderão sugerir a necessidade de desenvolver terapias específicas para pacientes idosos com câncer.

Por outro lado, o especialista ressalta que os estudos ainda não foram publicados nem revisados por pares, o que sugere que alguns experimentos podem requerer validação, repetição ou extensão. Além disso, a replicação das descobertas em outros tipos de tumores ainda não foi confirmada.

“Se os resultados do primeiro estudo se confirmarem e forem replicados posteriormente em humanos, eles indicariam que tumores de pulmão em pacientes idosos têm perfis moleculares distintos de tumores em pacientes jovens e isso poderia levar à seleção de terapias distintas e direcionadas para tais alterações”

- Vladimir Lima

Referência: CNN Brasil.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1