spx-clinica-spx-imagem-morte-por-cancer-no-brasil

Morte por Câncer no Brasil Pode Aumentar 98,6% até 2050; Veja!

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, pode-se esperar um alto crescimento de morte por câncer no Brasil nos próximos anos

 

De acordo com projeções divulgadas pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 1º de fevereiro deste ano, até 2050, o número de morte por câncer no Brasil poderá chegar a 554 mil, representando um aumento de 98,6% em comparação com os óbitos registrados em 2022, que totalizaram 279 mil.

Além disso, conforme as estimativas da agência, espera-se que o país enfrente aproximadamente 1,15 milhão de novos casos da doença até 2050, refletindo um aumento de 83,5% em relação à incidência registrada em 2022, que foi de 627 mil casos.

Estudo sobre Morte por Câncer no Brasil

spx-clinica-spx-imagem-estudo-morte-cancer-no-brasil

O levantamento da Iarc revela um desafio global na luta contra o câncer, conforme uma pesquisa sobre o financiamento de serviços oncológicos e cuidados paliativos. Conduzida em 115 países com dados de 2022, a pesquisa destaca que a incidência e a mortalidade pela doença continuarão crescendo ao longo dos anos.

De acordo com as projeções da agência para 2050, o mundo poderá enfrentar 35 milhões de novos casos de câncer, representando um aumento de 77% em relação ao ano de 2022, quando foram registrados 20 milhões de casos.

Em síntese, a Iarc atribui esse rápido crescimento da incidência global de câncer ao envelhecimento da população, ao aumento demográfico e a uma maior exposição a fatores de risco, bem como tabaco, álcool, obesidade e poluição do ar.

Os Tipos de Câncer mais Comum em 2022

Sob o mesmo ponto de vista, as novas estimativas do Observatório Global do Câncer, da Iarc, revelam que em 2022, 10 tipos de câncer representaram aproximadamente dois terços dos novos casos e mortes em todo o mundo.

Esses dados, provenientes de 185 países e abrangendo 36 tipos de câncer, destacam o câncer de pulmão como o mais comum globalmente, com 2,5 milhões de novos casos (12,4% do total), seguido pelo câncer de mama feminino, com 2,3 milhões de casos (11,6%), e câncer colorretal, com 1,9 milhão de casos (9,6%).

Em relação às mortes por câncer, o câncer de pulmão lidera com 1,8 milhão de óbitos (18,7% do total), seguido pelo câncer colorretal, com 900 mil óbitos (9,3%), e câncer de fígado, com 760 mil (7,8%).

A Desigualdade como Fator Determinante

A pesquisa ainda revelou que, apesar do aumento no número de casos e mortes por câncer, apenas 39% dos países participantes do estudo incluíram o tratamento oncológico como parte dos serviços de saúde oferecidos universalmente a todos os cidadãos.

De maneira idêntica, somente 28% desses países disponibilizavam serviços de cuidados paliativos para aqueles que necessitavam.


Referência: CNN Brasil.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1